VOLTAR

Deputados declaram luto por saída de arrozeiros

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=60975
29 de Abr de 2009

Os deputados usaram a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) mais uma vez nesta quarta-feira (29) para denunciar a forma arbitrária que os rizicultores de Roraima estão sendo tratados pelo governo Federal. Os parlamentares afirmaram que a Casa está de luto, pois mais uma vez o ministro Carlos Ayres de Brito se mostra indiferente e recusa dar mais prazo para que os produtores possam deixar a Terra Indígena Raposa/Serra do Sol.

Para o vice-presidente da ALE-RR, deputado Chico Guerra (PSDB), todas as decisões tomadas até agora em relação a retirada dos não índios da Raposa/Serra do Sol têm sido arbitrárias. Segundo ele, estão retirando as famílias e não estão oferecendo um outro local para que sejam reassentadas.

"Como essas pessoas irão transferir seus bens, criações e mesmo instalar suas famílias se não receberam ainda uma outra terra. Outras ainda se quer receberam as indenizações e estão custeando a transferência com recursos próprios", disse Guerra.

Segundo o deputado Leonídio Laia (PRTB), o Brasil deixou de ser um país democrático e hoje ninguém tem segurança para fazer investimentos, pois a qualquer momento está sujeito a ser expulso de sua casa.

"Não podemos viver nesse clima de insegurança. Precisamos de estabilidade para termos investimentos significativos no nosso Estado e mais uma vez vemos que o governo Federal age contra Roraima", desabafou Laia.

O parlamentar sugeriu ainda que fosse colocada uma tarja preta na ALE-RR, demonstrando o luto da Casa. "Vimos como os rizicultores de Roraima passaram de meninas dos olhos para bandidos diante do governo e não podemos nos calar. Precisamos expor nossa indignação e revolta", afirmou.

A deputada Marília Pinto (PSDB) concordou com o pronunciamento de Laia e questionou a parceria alardeada por alguns parlamentares entre o governo de Roraima e o governo Federal.

"Gostaria de saber que parceria é essa que o governo Federal tem com Roraima, pois não vejo venha vantagem nisso, pelo contrário, em nenhum momento o governo Federal agiu como parceiro e em tudo dificultou e agrediu nosso Estado. Não precisamos dessas parceria e não estamos aqui para aplaudir ações camufladas de prêmios de consolação", afirmou Marília.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.