VOLTAR

Deputado se posiciona sobre saúde indígena

Página 20
02 de Mar de 2007

A problemática da situação de atendimento à saúde dos indígenas no Acre, evidenciada recentemente pelos yawanauá, é mais um caso dentre uma situação agravante porque passam diversas etnias no país.

Numa reunião ocorrida na sede da Organização dos Povos Indígenas da Região do Juruá - OPIRJ, em janeiro deste ano, o deputado Henrique Afonso foi pautado por lideranças indígenas do Acre que colocaram a problemática da saúde como prioridade para que o deputado possa intervir junto ao Ministério da Saúde e demais gestores, no sentido de sugerir correções necessárias no programa de saúde indígena.

Enquanto o presidente Lula não define nova gestão no Ministério da Saúde, o deputado Henrique Afonso está propondo na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, uma Subcomissão Especial para tratar dos Direitos dos Indígenas e uma reunião de audiência pública imediata com FUNASA/Ministério da Saúde e lideranças indígenas, para encontrarem alternativas imediatas para a situação.

O deputado justifica no seus requerimentos que as denúncias de diversas etnias veiculadas pela imprensa são crescentes em todo o Brasil, revelando diversas situações de abandono e descaso no atendimento das populações indígenas. De acordo com levantamento de denúncias publicadas na imprensa feita pelo Instituto Sócio-ambiental - ISA, entre os mais de 235 povos indígenas com direito ao serviço de saúde, alguns casos se tornaram emblemáticos e marcaram regularmente o noticiário em 2005 e 2006: as mortes por desnutrição das crianças guarani kaiowá no Mato Grosso do Sul, a volta da epidemia de malária entre os yanomami de Roraima e Amazonas, o alto índice de vítimas fatais causados por acidentes ofídicos no Alto Rio Negro, o falecimento de dezenas de crianças apinajé no Tocantins e marubo do Vale do Javari, no Amazonas, epidemia de doenças sexualmente transmissíveis - DSTs, no Xingu, causando como mais grave conseqüência a morte de mulheres por câncer de colo de útero.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.