VOLTAR

Deputado quer demarcação mais ágil de terra indígena

Agência Câmara-Brasília-DF
20 de Set de 2005

O conflito entre índios Maxacali e agricultores de Minas Gerais deve ser resolvido por meio de uma ação articulada dos órgãos que tratam do assunto indígena no País. A avaliação é do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), que participa de audiência pública sobre o problema na Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
Monteiro defendeu também a necessidade de a Fundação Nacional do Índio (Funai) atuar de forma "mais ágil" no processo de demarcação daquelas terras.

Disputa
O deputado participou de audiência pública nos dias 8 e 9 em Santa Helena de Minas, depois que a comissão recebeu denúncias de agravamento da disputa e um pedido de interferência na área para assegurar a integridade dos índios. O encontro teve a presença de índios e moradores. Segundo Monteiro, o conflito envolve os Maxacali e pequenos agricultores.
Participam da audiência pública da comissão representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Subsecretaria de Direitos Humanos, da Polícia Federal e da Funai.

Os debates ocorrem no plenário 9.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.