VOLTAR

Deputado Izaias Maia denuncia casos de alcoolismo entre índios no Estado

Assembleia Legislativa de Roraima - http://ww.al.rr.gov.br
Autor: Janio Tavares
19 de Mar de 2015

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 19, o deputado Izaias Maia (PRB) demonstrou preocupação acerca do alto índice de alcoolismo entre indígenas do Estado.

O parlamentar denunciou ainda a existência de índios adolescentes perambulando embriagados nas ruas da capital. "É comum encontrarmos essas pessoas andando sem direção pelas ruas de Boa Vista. Muitos procuram as praças e nas feiras como moradia. Já tive a infelicidade de ver alguns deles comendo lixo e vivendo de forma subumana", lamentou Maia, mencionando um igarapé próximo a ponte do Cauamé, onde alguns estariam usando como abrigo.

O deputado pediu apoio dos parlamentares para que cobrem das autoridades competentes as devidas providências para resolver o problema. "Estou elaborando uma matéria sobre essa problemática para denunciar o problema, pois não podemos permitir que nossos adolescentes sejam vítimas do alcoolismo", disse.

Os deputados Gabriel Picanço (PRB) e Aurelina Medeiros (PSDB) enalteceram o pronunciamento de Maia e se prontificaram a apoiar a iniciativa. "Infelizmente temos uma política indigenista que limita o Estado a fazer algo pelas comunidades indígenas. O governo Federal que tem a tutela dessas pessoas não está fiscalizando essa problemática em Roraima. Sugiro que formalizemos a denúncia baseada em provas para que sejam encaminhadas aos órgãos competentes em Brasília, pois não podemos contar com a Funai (Fundação Nacional do Índio) aqui no Estado", finalizou Aurelina.

Por Jânio Tavares

Secom/ALE-RR

http://www.al.rr.gov.br/portal/noticias/2015/deputado-izaias-maia-denun…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.