VOLTAR

Deputado do Mato Grosso do Sul propõe debate sobre a situação dos índios

Site da Funai
02 de Abr de 2003

A Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul aprovou hoje (02), a proposta do deputado estadual Pedro Kemp (PT/MS) para realização de um amplo debate sobre a questão indígena no Mato Grosso do Sul, estado que conta com a segunda maior população indígena do país. Os povos indígenas do Mato Grosso do Sul tiveram imensos prejuízos com a ocupação do território do estado por fazendas e grandes criações de gado e agroindústrias. Os índios foram sendo encurralados em pequenas áreas ou migrando para as cidades, e muitos vivem hoje uma grave situação de penúria. Culturalmente, os prejuízos também foram enormes e muitos costumes, tradições e idiomas próprios se perderam.

O tema do debate aprovado pelos deputados estaduais hoje pela manhã é "A Dívida do Mato Grosso do Sul para com os povos indígenas" e será realizado no dia 24 de abril, com a presença de representantes do Ministério Público Federal e da Funai, além de outros órgãos e instituições ligados à questão indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.