VOLTAR

Deputado defende suspensão da demarcação de terras no Sul da Bahia

Portal Sul da Bahia - http://www.portalsuldabahia.com.br
10 de Set de 2013

O deputado federal Geraldo Simões (PT) fez uso da Tribuna na Câmara Federal, para falar sobre os conflitos que estão ocorrendo na Região Sul da Bahia, por conta da disputa de terras entre supostos índios Tupinambás e agricultores.

"Como manifestei anteriormente, o conflito vem se acentuando na região, e apesar da entrada da Força Nacional para manter a paz, a situação está se agravando. Não quero no momento entrar em detalhes da concepção que moveu a construção da suposta identidade Tupinambá pelos estudos da Funai. Sinto que este assunto requer um maior aprofundamento e seriedade, por suas consequências para a identidade nacional brasileira, para a vida dos indígenas ou dos seus descendentes", destacou.

Na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos, da Assembleia Legislativa da Bahia, realizou nas cidades de Buerareme e Itabuna, audiências para debater o assunto.

"Nestas reuniões foi demonstrado que o polígono delimitado pela Funai, com base nos estudos da antropóloga Susana de Matos Viegas, é uma área de mais de 47 mil hectares, que ocupa mais de 20% do território do município de Ilhéus, 20% de Buerarema e 5% de Una. Este território, abrange as localidades de Acuipe, com aproximadamente 1.500 habitantes; Campo São Pedro e Curupitanga, com 800 pessoas; Jairi e Sirihiba com 350; Porto da Lancha com 500; Lençóis com 1300 habitantes;Sapucaeira/Vila Santaninha e Vilinha com 2000 pessoas; Pixixica/Serra Negra com 700; Vila Brasil com 800 e Vila Operária com 900 pessoas", informou.

E completou: "Também no distrito de Olivença existem 4000 habitantes. São aproximadamente 12.850 pessoas que seriam diretamente afetadas pela demarcação".

Frente ao caráter arbitrário e rígido com que está sendo feito o processo de demarcação, segundo Simões, baseado em estudos no mínimo contraditórios e com consequências desastrosas para a paz na região, "estamos postulando que imediatamente se suspenda a demarcação. Que se reintegre a posse das propriedades invadidas e se inicie uma negociação do governo, com os segmentos realmente indígenas, buscando uma solução definitiva. Essa é a nossa proposta", finalizou.

http://www.portalsuldabahia.com.br/index.php/deputado-defende-suspensao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.