VOLTAR

Deputada deve influir em decisao do Ibama

OESP, Geral, p.A13
03 de Jul de 2004

Deputada deve influir em decisão do Ibama
Órgão pode autorizar instalação de campus da Ufscar em floresta, pedido já negado à Unesp
JOSÉ MARIA TOMAZELA
SOROCABA - Depois de ter negado a instalação de um campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, invocando a questão ambiental, o Ibama pode aprovar proposta da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O projeto da Ufscar é defendido pela deputada federal Iara Bernardi (PT), que é de Sorocaba e tem sua base eleitoral na região.
Ontem, numa audiência pública convocada pela parlamentar, o diretor de Florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel, concordou em formar um grupo de trabalho para estudar a instalação do campus, mesmo admitindo que a lei atual não permite. "O Ibama herdou aqui uma estrutura muito grande e abrimos um espaço democrático para discutir essa questão", justificou.
O grupo de trabalho terá prazo mínimo de 30 e máximo de 90 dias para apresentar a proposta. A deputada tem pressa. Segundo ela, dentro de uma programa de expansão do ensino público superior, o Ministério de Educação e Cultura (MEC) escolheu sete entre cem propostas de novos cursos, três delas no Estado de São Paulo. "Uma, da Unifesp, de Medicina e Enfermagem, vai para a Baixada Santista, outra para a região do ABC e a terceira conseguimos trazer para Sorocaba", afirmou Iara. Se houver demora, segundo ela, o MEC pode desistir da proposta.
"A Ufscar está apresentando uma proposta diferente. A Flona tem um conselho consultivo para discutir e aprovar essas questões, levando em conta o que a lei determina", disse Hummel. Para a deputada Iara, o plano de manejo da Flona admite a existência da universidade.
O reitor da Ufscar, Osvaldo Duarte Filho, que esteve na Flona, disse que o plano e instalar centro de pesquisas e cursos voltados para a vocação da unidade, como o de biologia para desenvolvimento sustentável e turismo histórico cultural.

OESP, 03/07/2004, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.