VOLTAR

Depois do fechamento da BR-364, Funasa decide publicar nota à imprensa defendendo-se de acusações de indígenas

O Observador-Porto Velho-RO
14 de Mar de 2006

A Fundação Nacional de Saúde em Rondônia (Funasa/RO) enviou nota à imprensa do Estado esclarecendo alguns pontos da revolta de povos indígenas que culminou com o fechamento da BR-364 na semana passada. Em um dos sete pontos esclarecidos, a Fundação anunciou o pedido de afastamento do atual Coordenador Regional, Josafá Marreiros e a não recebimento de nenhuma reivindicação oficial por parte dos indígenas.

Veja a Nota:

Nota à imprensa

Sobre a manifestação realizada por aproximadamente 100 índios das etnias Suruí, Cinta-Larga, Apurinã, Kwazá e Mequéns e o fechamento do tráfego na BR-364, em Rondônia, do dia 8 a 10 deste mês, a Fundação Nacional de Saúde esclarece:

1. A Funasa/RO atende um total de 13.144 índios de 81 etnias ;

2. A Fundação não recebeu oficialmente nenhuma pauta de reivindicação das lideranças indígenas envolvidas no movimento;

3. A assistência à saúde dos povos indígenas em Rondônia vem sendo feita de forma contínua pela Funasa/RO. No caso das etnias citadas acima, o atendimento é feito por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, com sede no município de Cacoal, há 498 km de Porto Velho.

4. No Dsei Vilhena, somente em 2005, foram realizados: 9.953 consultas médicas, 3.321 exames, 324 internações, 100.827 procedimentos de tratamento de saúde e 13.853 atendimentos para encaminhamentos de consultas, exames e outros;

5. Todas as ações realizadas pela Funasa/RO são acompanhadas pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena de Vilhena, que é composto por representantes indígenas de toda a região;

6. Oportunamente, a Coordenação Regional da Funasa/RO informa a sociedade rondoniense que continua aberta ao diálogo com as lideranças indígenas, visando melhorar ainda mais o atendimento. Além disso, todos os números relativos ao atendimento de saúde prestados a essas populações estão a disposição na sede desta instituição;

7. Vale salientar, ainda, que o coordenador regional da Funasa em Rondônia, Josafá Piauhy Marreiro, encaminhou pedido de afastamento à presidência da Funasa para que a avaliação sobre o atendimento à saúde indígena na região ocorra com a maior transparência possível.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.