VOLTAR

Departamento de Gestão debate mudanças na saúde indígena

Secretaria Especial de Saúde Indígena - http://portal.saude.gov.br
22 de Jul de 2011

No segundo dia de discussões do Seminário Sul/Sudeste de saúde indígena, em Florianópolis, o diretor do Departamento de Gestão da Saúde Indígena (DGESI), Fernando Rodrigues Rocha, apresentou metas e ações do departamento para 2011. Para ele, a gestão é um fator fundamental na garantia da saúde dos povos indígenas. "Boa parte das ações de atenção que são feitas em campo dependem muito da gestão", afirmou o diretor. Segundo Rocha, é preciso ter consciência que o principal cliente da gestão é a atenção, e que as ações de um órgão precisam do suporte técnico do outro.

O gestor destacou também o papel do departamento no processo de autonomia gerencial dos distritos. "É uma cobrança diária do secretário. Nós temos que dar condições para que os distritos façam a gestão da saúde indígena". Atualmente o departamento trabalha para garantir que os 34 DSEIs cumpram todos os requisitos para tornarem-se unidades gestoras autônomas. Na prática, distritos que ainda não podem empenhar recursos ou realizar processos licitatórios, por exemplo, recorrem ao DGESI para suporte técnico.

Um dos fatores que dificultam o processo de gestão da saúde indígena é a especificidade da área. Para Rocha, a Sesai tem a missão de dialogar com outros órgãos do governo federal em busca de melhorias no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). "Nós temos que convencer os órgãos de controle do governo federal que na saúde indígena tudo é diferente". A argumentação tem como embasamento questionamentos e limitações a respeito da contratação de serviços e profissionais para atuação na saúde indígena.

No final da apresentação, Fernando Rocha deixou um recado às lideranças indígenas e gestores presentes: "os desafios são imensos, e entendemos a angústia que vocês passam. Podem ter certeza que estamos trabalhando com o objetivo de dar condições para que os serviços aconteçam".

Siasi

Outro tema discutido foi o futuro do Sistema de Informações da Atenção à Saúde Indígena (Siasi). Fernando explica que a Sesai tem até 31 de dezembro para decidir se o sistema atual é o ideal para a saúde indígena. "Temos que fazer os sistemas dialogarem entre si. O problema atual é a falta desse diálogo". O gestor lembrou a importância da divulgação de dados a respeito da atenção à saúde, e que o sistema usado pela secretaria tem a missão de desempenhar esse papel.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.