VOLTAR

Denunciada miséria de Índios

O Estado de S. Paulo (São Paulo - SP)
15 de Nov de 1977

Os índios Nambikwara, que vivem no Vale do Guaporé (MT) e tiveram suas terras invadidas por empresas agropecuárias com o apoio da Funai e do Ministério do Interior, vivem atualmente em situação precária. Com exceção desses índios, que não conseguem se comunicar em português, os deputados ouviram reivindicações de povos do Parque Nacional do Xingu em uma reunião da CPI do Índio.
No Guaporé, o deputado Airton Soares recebeu relatos da existência de trabalho escravo. Em algumas fazendas, os empregados chegam a receber castigos corporais com chicotes de bambu. Muitos tentam fugir em pequenos grupos durante a noite. Quando alcançados por peões das fazendas, os fugitivos são mortos ou recebem novos castigos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.