VOLTAR

Denis Minev e Adalberto Val integram Conselho da Amazônia

D24am - http://www.d24am.com/
Autor: Da Redação e Assessoria / redacao@diarioam.com.br
27 de Ago de 2020

Conselho é formado por sete integrantes, entre pesquisadores e empresários da região. Plano inclui dez medidas que foram construídas a partir de três frentes de atuação identificadas como prioritárias

Manaus - O biólogo e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luís Val e o diretor-presidente das Lojas Bemol, cofundador da Fundação Amazonas Sustentável, do Museu da Amazônia e da Plataforma Parceiros pela Amazônia, Denis Minev, estão entre os sete selecionados para o Conselho Consultivo da Amazônia, que têm se reunido regularmente com o objetivo de propor iniciativas e ações concretas para a região. Os nomes dos empresários e pesquisadores foram anunciados na quarta-feira (26), pelos três grandes bancos privados do País, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander.

Os três bancos firmaram pacto para financiar somente projetos que resultem em atividades sustentáveis, com baixo impacto ambiental para a Região Amazônica.
Segundo comunicado, especialistas em sustentabilidade das três instituições financeiras já formaram um grupo de trabalho, que tem se reunido regularmente com o objetivo de propor iniciativas e ações concretas para a região. O grupo de especialistas do Conselho Consultivo Amazônia se reunirá a cada três meses com o objetivo de trazer reflexões sobre as dinâmicas da região e desafiar os bancos quanto à efetividade do impacto das ações propostas.

Ainda fazem parte do conselho Adalberto Veríssimo, pesquisador associado e cofundador do Imazon, um dos principais centros de pesquisa e ação estratégica da Amazônia, e diretor de programas do Centro de Empreendedorismo da Amazônia; André Guimarães, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), cofacilitador da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura; Carlos Afonso Nobre, cientista destacado principalmente na área dos estudos sobre Mudanças Climáticas e Amazônia e atual responsável pelo projeto Amazônia 4.0; a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, bióloga e doutora em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ e, por fim, Teresa Vendramini, pecuarista e socióloga, que é presidente da Sociedade Rural Brasileira.

"O conceito foi escolher um grupo de pessoas de alta qualificação e notório saber que são comprometidas com a ciência, com a defesa do meio ambiente e com a vida", afirmou, em nota, o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior.

Plano
Os três bancos privados anunciaram o plano de desenvolvimento sustentável da Amazônia há um mês, em meio à cobrança global para que o Brasil aumente seu comprometimento em relação aos temas ligados à mudança climática.

O Plano Amazônia inclui dez medidas que foram construídas a partir de três frentes de atuação identificadas como prioritárias para a região: conservação ambiental e desenvolvimento da bioeconomia; investimento em infraestrutura sustentável; e garantia dos direitos básicos da população da Região Amazônica.

https://d24am.com/amazonia/denis-minev-e-adalberto-val-integram-conselh…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.