VOLTAR

Dengue atinge moradores de aldeia indígena em MS

G1 - http://g1.globo.com
08 de Abr de 2010

Pelo menos dez índios apresentaram sintomas. Médico acredita que eles foram contaminados na cidade.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), confirmou o surgimento de casos de dengue em índios de uma aldeia da região de Dourados (MS).

A agente de saúde Geise Rodrigues pegou dengue. Ela e o marido moram na aldeia Bororó, em Dourados. Depois de uma semana de muita dor, o casal está se recuperando.

"Eu e meu esposo ficamos acamados na mesma semana. Teve um dos meus filhos que também pegou. Estava melhor e cuidei dele", afirmou.

A jovem Daiane Peixoto, de 17 anos, começou a passar mal depois de ir à cidade procurar documentação. Ela descobriu que estava com dengue e teve que ficar duas semanas hospitalizada, além de uma outra, em casa. "Senti muitas dores nas costas, dor de cabeça. Eu não comia mais nada. Não tive fome", disse.

Segundo a Funasa, essa é a primeira vez que casos de dengue são notificados em aldeias da região de Dourados. Em uma delas, pelo menos dez indígenas pegaram a doença. Para os médicos, o contato com a cidade é o que os tem feito os índios sofrerem com a doença. "Praticamente todos os casos de dengue que a gente atendeu até agora foram pacientes que frequentam e frequentaram a cidade alguns dias antes de aparecerem os sintomas. Então, a gente acredita que a contaminação ocorreu na cidade", disse o médico Helder Lúcio Ganacin, responsável pelo posto de saúde da Funasa.

Os agentes de saúde estão percorrendo as casas da aldeia e orientando os índios nas ações de combate à dengue.

Do G1, com informações do Globo Rural

ACOMPANHA REPORTAGEM EM VÍDEO.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.