VOLTAR

Democratizar informações: a base do programa

Página 20-Rio Branco-AC
28 de Ago de 2002

São várias as instituições que desenvolvem trabalhos voltados à preservação ambiental e recolhimento de dados. Mas os resultados dos trabalhos, na maioria das vezes, fica apenas dentro das instituições.

"O objetivo do Sivam é exatamente democratizar essas informações para que, juntas, as instituições possam ter dados e conhecimentos de uma forma coletiva, com um trabalho em conjunto e parceria", explicou o brigadeiro Quírico. Assim, surgiu o banco de dados disponibilizado no Centro Estadual de Usuários, que até o final do ano, será instalado nos nove estados da Amazônia Legal.

TECNOLOGIA - O site do programa também foi divulgado durante a solenidade. O banco de dados estará disponível pela Internet através do site www.ceu.ac.gov.br, mas os dados ainda estão em fase inicial de cadastramento.

"Um empresário que queira obter dados sobe uma determinada região para instalação de sua empresa, poderá através do site obter as informações. Alunos que queiram fazer alguma pesquisa ambiental, podem também visitar o site que terão boas fontes. Agricultores que desconhecem a previsão para os próximos dias ou meses, podem conhecê-los através do banco de dados", disse o brigadeiro.

Monitoramento pretende extingüir o tráfico de drogas

Com equipamentos modernos de fiscalização via satélite, os equipamentos do projeto Sivam, instalado no Acre controla também o tráfego aéreo nos céus amazônicos. Com isso, o brigadeiro Quírico garante que o transporte de drogas ilícitas no Brasil, principalmente na região amazônica, pode ser completamente erradicada.

"Não temos pretensão de acabar com o tráfico em todo o país, porque é impossível. Mas na região amazônica, isso garantimos", afirmou.

ZONEAMENTO - Os recursos instalados pelo projeto também facilitarão o apoio e o desenvolvimento de atividades como planejamento, definição e fiscalização do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), vigilância meteorológica da região, proteção ambiental e controle da população, mapeamento e análises da poluição de bacias hidrográficas, planejamento urbano e rural, monitoramento de desflorestamento, incêndios e queimadas, segurança aérea e fluvial, proteção de reservas indígenas, biodiversidade e atendimentos de serviços na área social.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.