VOLTAR

Demarcação não deverá sair este ano, diz deputado federal

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
06 de Dez de 2002

O deputado federal Luizinho da Tabela (PFL) acredita que a demarcação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol não sairá este ano. De acordo com ele, apesar de representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR) dizerem que a demarcação está em vias de ser assinada, não há confirmação do ato no Ministério da Justiça ou na Presidência da República.

O parlamentar informou que durante todo o dia de ontem manteve contatos com líderes governistas e em todas as conversas recebeu notícia de forma clara que não há intenção do presidente Fernando Henrique em assinar o decreto que demarca a área Raposa/Serra do Sol. Mesmo assim, admite que este processo de demarcação nunca esteve tão avançado como agora.

"É certo que há muita pressão sobre o Governo Federal para demarcar a área, pressão internacional inclusive. Nesse momento, é possível dizer que ainda há expectativa de se encontrar uma saída que atenda as partes envolvidas", declarou. Mesmo confiante de que a demarcação não ocorrerá este ano, Luizinho da Tabela ressalta a necessidade de união entre todos os segmentos.

"O presidente eleito tem afirmado constantemente que seu governo não tomará decisões com base em entendimentos de tecnocratas de Brasília, e sim ouvirá os setores locais para buscar soluções para os problemas sociais, econômicos e de desenvolvimento de todas as regiões do país", lembrou Luizinho.

Para ele, caberá a bancada parlamentar que assume em fevereiro tratar como prioridade a questão da demarcação da Raposa/Serra Sol. "O que esteve ao nosso [atual bancada de deputados federais e senadores] alcance foi feito. Não conseguimos definir a criação da reserva, por outro ela não foi consumada de forma a prejudicar o Estado", ressaltou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.