VOLTAR

Demarcação de áreas leva índios a confronto

Zero Hora-Porto Alegre-RS
Autor: MARIELISE FERREIRA
13 de Jan de 2004

Disputa envolve caingangues

Uma briga entre duas facções indígenas no norte do Estado provocou desentendimentos e tiroteio em Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho, onde se localizam as reservas. Os grupos de caingangues disputam o poder na condução dos processos de demarcação de terras na região.

O tumulto começou na madrugada de domingo, quando caingangues da reserva de Votouro, em Benjamin Constant do Sul, passaram de carro pelo acampamento de um grupo dissidente, no interior de Faxinalzinho, e deram tiros. Em represália, os índios do acampamento dissidente destruíram dois carros da reserva de Votouro. Com pedras, pedaços de madeira e foices, quebraram os vidros e ameaçaram os caingangues. O único policial militar da cidade plantão foi chamado, mas não conseguiu conter o tumulto.

Outro grupo com cerca de 40 índios que andava a pé pelo centro da cidade invadiu o escritório de um advogado que representa os acampados. Os vidros da sala foram quebrados, armários derrubados e na rua, em frente ao local, os índios queimaram cadeiras e balaios.

Moradora afirma ter passado noite de medo

O cacique de Votouro, Jacir de Paula disse que os carros estavam parados na estrada à espera de conserto quando foram atacados com foices e pedras pelo grupo. Moradores da rua ficaram apavorados com o tumulto. Da janela de sua casa, Ana Fuzinatto viu a depredação.

- Eles usavam paus, pedras. Foi um horror, passamos uma noite de medo - conta a dona de casa.

Ontem, a Polícia Civil de São Valentim ouviu o depoimento dos índios envolvidos no conflito. Para o delegado Sérgio Zanatta, o que motivou o tumulto foi a disputa por poder entre as duas facções. Ninguém ficou ferido, e apenas um branco se envolveu no tumulto ao defender uma das facções.

( marielise.ferreira@zerohora.com.br )

Por que os índios estão em conflito
- Numa disputa pela liderança da Reserva Indígena Votouro, em Benjamin Constant do Sul, um grupo de dissidentes deixou a reserva e invadiu áreas públicas do município vizinho, Faxinalzinho (foto).
- Os dissidentes passsaram a reivindicar a demarcação de 31 mil hectares como área indígena, mas queriam a posse só para o grupo.
Os índios da Reserva de Votouro também passaram a reivindicar a demarcação de novas áreas, gerando conflito entre os grupos. Durante os últimos dois anos, ocorreram diferentes conflitos, incluindo o bloqueio de rodovias, entre os dois grupos.
- Em outubro de 2002, cerca de 120 policiais militares e federais precisaram intervir na Reserva Indígena de Votouro, em Benjamin Constant do Sul para garantir a segurança durante uma eleição em que dissidentes e a situação lutavam pelo poder. Os dissidentes perderam.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.