VOLTAR

Degelo na Antártica aumentou em 75%

O Globo, Ciência, p. 31
25 de Jan de 2008

Degelo na Antártica aumentou em 75%
Cientistas dizem que a perda, nos últimos dez anos, é tão elevada quanto à da Groenlândia

O degelo na Antártica aumentou 75% nos últimos dez anos e o fenômeno é quase tão grande quanto o observado na Groenlândia, segundo estudo realizado por cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (da Nasa) e da Universidade de Califórnia.

Foi detectado um aumento da perda de gelo em magnitude suficiente para elevar o nível dos oceanos, que era de 0,3 milímetros por ano em 1996 e atingiu 0,5 milímetros em 2006. Segundo o pesquisador Eric Rignot, o degelo se concentrou na região da Baía de Pine Island, na Antártica Ocidental, e no extremo norte da Península Antártica. O degelo foi causado pela aceleração do fluxo das geleiras antárticas até o mar, em decorrência do aumento da temperatura.
As mudanças nos fluxos das geleiras está provocando um impacto importante - disse.
As conclusões do estudo foram obtidas a partir de dados levantados durante 15 anos por satélites da Nasa, da Europa, do Canadá e do Japão. A perda de gelo antártico aumentou de 112 gigatoneladas ao ano em 1996 para 196 gigatoneladas em 2006. Uma gigatonelada equivale a um bilhão de toneladas métricas.

Esses resultados são 20% superiores aos obtidos num outro estudo semelhante divulgado pela Nasa em março de 2007. Segundo Rignot, a maior contribuição da Antártica no aumento dos níveis dos oceanos indica a necessidade de observação mais detalhada do fenômeno.

As plataformas de gelo estão respondendo mais rapidamente ao aquecimento global do que fora previsto - disse.

O Globo, 25/01/2008, Ciência, p. 31

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.