VOLTAR

Defesa da preservação

O Globo, O País, p. 4
03 de Jan de 2009

Defesa da preservação
Lula defende projeto de turismo com respeito ao meio ambiente em Noronha

Luiza Damé
Enviada especial

O presidente Lula interrompeu ontem seu descanso para uma agenda de trabalho com o administrador de Fernando de Noronha, Romeu Baptista. No início da manhã, Lula fez uma visita à estação de dessalinização da água do mar para abastecimento da ilha e à unidade de tratamento de esgoto. Lula cobrou do administrador um projeto de preservação da ilha para ser apresentado ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que estará em Fernando de Noronha no próximo dia 10 de janeiro.
- Eu disse para o companheiro Romeu que é preciso pensar corretamente um projeto para que a gente possa desenvolver o turismo sem que haja agressão no meio ambiente, sem que haja agressão às matas e às praias.
Lula disse que há dinheiro reservado no Programa de Desenvolvimento do Turismo para tratamento da água e do esgoto em Fernando de Noronha. Segundo ele, "o que faz o dinheiro é o projeto".
- É preciso aproveitar a presença do companheiro Minc aqui e apresentar um grande projeto para melhorar a situação de Fernando de Noronha, porque é um lugar tão extraordinário que acho que é um direito de todos que queiram poder visitá-lo. Obviamente que não cabe todo mundo, mas penso que pode ser melhorada a capacidade de visitação aqui e pode ser mellhorada em muito a capacidade de preservação - disse.
Lula defendeu a preservação da ilha, mas disse que os turistas precisam ter conforto, e os ilhéus melhores condições de vida. Atualmente, a ilha enfrenta, por exemplo, problemas de abastecimento de água. 0 fornecimento é feito um dia sim e outro, não.
- É preciso que a gente tenha clareza que preservar não significa o abandono. Preservar é você cuidar com muito carinho, é fazer a coisa que tem de ser feita para o turista que vem aqui poder se sentir confortável - afirmou.
Para Lula, a sociedade brasileira tem de cuidar da preservação de Fernando de Noronha, mas a ilha não pode ser tratada como um santuário.
- De qualquer forma, acho que isso aqui a gente não pode tratar como um santuário, mas eu penso que poucos lugares do mundo têm um lugar tão bonito quanto Fernando de Noronha. Então, já que Deus nos deu, vamos cuidar dele com carinho - afirmou.
Lula está em Noronha desde o dia 30, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, de familiares e do ex-prefeito de Diadema Jacó Bittar. Ele disse que deve deixar a ilha amanhã, para permitir que outras pessoas conheçam as belezas do local. Na visita ao sistema de tratamento de água e de esgoto, Lula usava camiseta azul marinho sem mangas, bermudão claro e sandálias havaianas brancas. 0 presidente, que ontem visitou duas praias, está bronzeado. Ontem, ele voltou a dizer que tem medo de água e brincou com a sua forma física, ao falar do passeio na praia de Atalaia, onde os corais formam piscinas naturais cheias de peixes.
- Eu não mergulho, e a barriga estava quase batendo na terra. Ou seja, de qualquer forma, a sensação era de que eu estava muito fundo. Eu não tenho coragem de mergulhar 12 metros, não.

O Globo, 03/01/2009, O País, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.