VOLTAR

Defesa Civil se prepara para atender ribeirinhos em caso de enchente no rio Tocantins

Prefeitura de Imperatriz - http://www.imperatriz.ma.gov.br
09 de Dez de 2013

Os moradores de áreas de risco serão recadastrados pela equipe da Defesa Civil

Ribeirinhos, barqueiros, pescadores e todas as pessoas que tem uma ligação estreita com o rio Tocantins constatam o completo desequilíbrio do segundo maior rio genuinamente brasileiro. Para ilustrar a situação, em agosto, por ocasião do período do veraneio, o nível das águas estava mais alto do que no final de novembro.

Monitorando o ano inteiro o comportamento do rio, o superintendente municipal de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto compreende que, com a chegada do inverno e, consequentemente, das chuvas, a tendência é encher o reservatório das hidrelétricas, notadamente da Serra das Mesas, que tem influência direta sobre a de Estreito.

O período de dezembro a março sempre foi marcado pelas enchentes, as quais, às vezes, se estendem até os meses de abril e maio. Baseado nesse princípio, a Superintendência Municipal de Defesa Civil já está se preparando para iniciar o serviço de cadastramento dos moradores de áreas ribeirinhas.

Essas áreas compreendem alguns baixões próximos aos riachos Capivara, Bacuri e Cacau, mas, principalmente, os moradores dos bairros do Curtume, Beira Rio, Caema e Leandra, que estão situados nas margens do rio Tocantins. "Estes, sem dúvida, são os mais atingidos pelas enchentes", avalia Chico do Planalto.

Para evitar ser pego de surpresa, uma vez que as águas sobem e descem incessantemente, a Defesa Civil vai iniciar mais cedo o cadastramento das pessoas que moram em áreas consideradas de risco. Para tanto, uma equipe da Defesa Civil percorre essas áreas anotando quantas pessoas residem na casa, sexo, idade e se tem algum doente.

Todas as informações colhidas pela Superintendência de Defesa Civil são repassadas para outras Secretarias, a exemplo de Saúde, de Meio Ambiente, de Infraestrutura, que estão diretamente ligadas ao socorro dos flagelado. "O Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro de Polícia Militar tem sido fortes parceiros, daí porque temos atendidos a todos, mesmo quando fomos pegos de surpresa como em ano anterior", assinala Chico do Planalto.

http://www.imperatriz.ma.gov.br/noticia/2897/defesa-civil-se-prepara-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.