VOLTAR

Decreto cria Parque Natural do Pantanal

Radiobrás
10 de Set de 2002

O decreto que cria o Parque Natural do Pantanal será assinado hoje, às 20 horas, no Ondara, nesta capital. Implantado com o apoio da comunidade local e de organismos ambientalistas, o parque visa fortalecer a economia do Pantanal (hoje centrada na pecuária extensiva), com a introdução de novas tecnologias para aproveitamento sustentável da cadeia alimentar, o apoio ao ecoturismo e o resgate da cultura.

O Pantanal é o primeiro ecossistema brasileiro a ganhar um parque natural, com cinco milhões de hectares, um terço de toda a planície, que se estende pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A unidade faz parte de um novo conceito de conservação dos recursos naturais, baseada numa experiência de 30 anos na França, onde foram implantados 40 parques.

O Parque abrange seis municípios de Mato Grosso do Sul: Rio Negro, Corumbá, Aquidauana, Rio Verde, Miranda e Corguinho e localiza-se a 150km a oeste de Campo Grande. O decreto de sua criação consolida um projeto iniciado na década de 80 com o apoio da Comunidade Européia, da Federação dos Parques Naturais Regionais da França, do governo do estado e governo federal.
(Marília de Castro-Radiobrás-Brasília-DF-10/09/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.