VOLTAR

Debelado incêndio na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
22 de Jul de 2009

O incêndio que irrompeu no início da semana na Estação Ecológica (Esec) Serra Geral do Tocantins está contornado. O coordenador de Proteção da unidade de conservação, Mariusz Szmuchrowski, afirmou que os focos de incêndio foram extintos e que a unidade saiu do alerta vermelho do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais), do Ibama.

O fogo foi detectado na segunda-feira (20). Imediatamente, o Prevfogo decretou o alerta vermelho (confirmação de incêndio). Ao todo, 14 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 7 brigadistas do Ibama/Prevfogo, sediados ao norte da unidade de conservação no município de Mateiros (TO), foram mobilizados para conter as chamas.

Segundo Szmuchrowski, pelo relato da brigada que retornou nesta quarta (22) do local do incêndio, o foco foi extinto por volta da meia-noite. Além dos brigadistas, quatro viaturas do ICMBio deram apoio ao combate às chamas. A partir de agora, a área será monitorada para que não surjam novos focos. "O programado é que apenas as brigadas de Mateiros efetuem rondas, para que a brigada sul, no Rio da Conceição possa se recompor dos três dias de ação", concluiu Mariusz.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.