VOLTAR

DEBATE
O que você acha dos pedidos de reconhecimento de comunidades como remanescentes de quilombos?

Globo.com (JN)...Interatividade
Autor: JN
17 de Ago de 2007

Está no site da rede globo uma enquete sobre "o que você acha sobre o
reconhecimento de quilombos?". A maiorparte das pessoas que
responderam até então são a favor do reconhecimento.

Não so os quilombolas mais todos os moradores desta naçãoque querem eprecisam trabalhar e não teem um pedaço de tera para tal.
zenobio santos, 53- RIO DE JANEIRO, rj, brasil

Creio que seria uma boa idéia, já que os negros construíram a maioria do nosso espaço.O maior problema se esse assunto será sério. Afinal, no Br, nada é levado a sério.
estefany , 15- bh, mg, br

Sou a favor.Mas acho que qualquer atitude que venha a ser tomada hoje, relacionada à injustiça,à descriminação,em relação aos negros não será suficiente para reparar os erros cometido pela humanidade!
monique ricardo campos guerra, 16- salvador, ba, brasil

Acho que devemos sim, valorizar ainda mais o negro não só os brasileiros, e sim todos,eles são a continuidade da miscigênação de toda uma raça huma na terra.
maria alves leite, 43- CUIABÁ, MT, Brasil

As comunidades convivem em harmonia com o ambiente há muitos anos. A posse de terra é coletiva e intransferível, logo garantem a preservação. Os pedidos são justos e devem ser reconhecidos.
Bruno Milanez, 31- Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Acho justo, afinal dar direitos aos remanescentes dos quilombos é o minimo que se pode fazer por quem ajudou a desenvolver economicamente nosso pais, e contribuiu com na formação do nosso povo.
joene macedo, 43- campina grande, pb, brasil

Se temos em mente um projeto de nação republicano e democrático de fato, o reconhecimento dos quilombolas e seus direitos é fundamental.
Julio Cesar Ferreira Gomes, 45- Vila Velha, ES, Brasil

São totalmente legítimos os pedidos de reconhecimento de comunidades quilombolas.
Renato D Fialho Martins, 26- Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Acho que o reconhecimento é necessário, pois um pais Sem um passado não tem presente nem futuro, porem Acho importante que o governo fiscalize com a devida Importância estas áreas para que os opor
Gilso Barcellos, 34- Joinville, SC, Brasil

Pedidos justos e nenecessários, considerando a dívida histórica que o Estado brasileiro tem com a população Negra. É necessário Reparações Já com Titularização das terras Quilombolas
Ester Mattos, 40- Vitória, ES, Brasil

Acho que os quilombolas têm direitos a uma área de terra que seus "antecedentes" trabalharam como escravos. Agora, tem que se tomar cuidado com aproveitadores que querem levar alguma vantagem neste momento
adir maria leite, 60- Nova Friburgo / RJ, rj, brasilr

O Estado, reconhecendo essas comunidades, estará fazendo jus à maior parcela da população que contribuiu para construção deste país.
Joel Ronaldo Sudario, 45- serra, ES, Brasil

Não só é justo como é fundamental para garantir a preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural do nosso povo.
Jorge Borges, 33- Rio, RJ,

Os pedidos são válidos, uma vez que não basta apenas o auto-reconhecimento para se regularizar os territórios dessas comunidades, sendo necessários os estudos históricos e antropológicos.
Barbosa, 29- Fpolis, SC, Brasil

O reconhecimento é correto. São donos das terras, que foram griladas pelos poderosos de plantão com o passar dos anos. Sò com o reconhecimento - da maneira que está sendo feito - a justiça prevalecerá
Márcio Leal, 31- Brasília, DF, Brasil

ACHO JUSTO, SÓ QUE DEVEMOS PRESTAR ATENÇÃO QUE EM SITUAÇÕES COMO ESTA SEMPRE TEM AQUELES QUE SE APROVEITAM PARA TIRAR VANTAGENS.
vALCIR, 30- Sobral, CE, BRASIL

Fico feliz em ver que a maioria das opiniões aqui é em favor do reconhecimento das terras quilombolas. Este é um direito justo que os descendentes dos quilombolas originais reivindicam. Nas comunidades que conheço existe um forte senso comunitário e preservação das tradições culturais dos quilombos. O INCRA deve trabalhar mais e mais na regularização fundiária dos quilombos, mas o governo não quer deixar.
Pablo Pontes, 33- Paraty, RJ, Brasil

O reconhecimento das áreas é mínimo que podemos fazer por esse povo que sempre esteve a margem da sociedade bralsileira depois de ter sido roubados de suas patria mãe e escarvizados neste país.
Miryam Belo, 36- salvador, ba, brasil

O reconhecimento seria o primeiro ato para amenizar séculos de injustiças e desigualdades.
wilson da silva santos, 46- Feira de Santana, Ba, Brasil

Algo que já deveria ter ocorrido a muito tempo atrás porque os quilombos sofreram com a invasão e roubalheira do homem branco principalmente da classe dominante como fazendeiro e outros.
Luis Antonio de Sousa, 41- Limeira, SP, Brasil

É mais do que justo, é um dívida histórica sendo finalmente reparada
Martina Carvalho, 43- Salvador, BA, Brasil

Eu confirmo todas as sugestões que foram enviadas, é preciso que haja mais amor e resgatar o que esse povo perdeu no passado.
Laurita Rosa, 52- Serra, ES, Brasil

Dever do Estado e direito das comunidades. É uma maneira de resgatar uma dívida histórica com este povo que muito contribuiu e contribui com o crescimento e desenvolvimento do país.
TEREZA CRISTINA DO NASCIMENTO, 41- Ceilândia, DF, Brasil

Tem grupos de pessoas se aproveitando da situação para ganhar terras da união, que seja realmente dada o valor a quem tem de direito. Pois esse reconhecimento é muito importante para toda sociedade.
claudia vale, 42- jaboatão dos guararapes, pe, brasil

Os quilombos devem ser identificados e reconhecidos pelo Estado brasileiro (e pela Rede Globo e quem ela representa!), assim como os povos indígenas.
Rubem Almeida, 56- Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Os pedidos são justos e permitem realizar um direito garantido na constituição. É obrigação do Estado Brasileiro agilizar o reconhecimento das comunidades e efetivar o reconhecimento dos titulos.
Henk Gilhuis, 43- Utrecht, na, Holanda

Não paga a enezíma parte do sofrimento de um povo que em sua história passada e atual são excluídas, marginalizadas, ausentes de qualquer processo evolutivo do País. Justo, justíssimo.
jorge amancio, 54- Brasília, DF, Brasil

Já virou cultura nacional se encostar no governo para garantir parte do muito que contribuimos. Não se pode confundir preservação cultural com meio de vida. Que seus líderes sejam realmente humanitários
ricardo giglio armando, 42- porto alegre, rs, brasil

É claro que com certeza temos por trás disso tudo,sindicatos, mst e outros grupos de interesse de políticos inescrupulosos,que pena que , pena! não concordo com reconhecimento, não desta maneira.
levy da silva leal, 42- barra do pirai, rj, brasil

Num país de diversidades, como o Brasil, devemos lutar sempre por um reconhecimento ou mesmo valorização das diversas manifestações culturais e etnias. Não podemos aceitar sistemas de explorção.
Leandro Justino da Silva, 22- Salvador, BA, Brasil

Acho que esta atitude não leva a nenhum resultado positivo. Mas lembranças de um passado negro de nossa história que deve ser esquecido. Este "reconhecimento"é reviver a injustiça,portanto indesejável
WELLINGTON FERREIRA , 39- QUARTEL GERAL, MG, BRASIL

Sim, deve ser reconhecido, foi através delas que nasceu o Brasil que hoje é.
Marlete Gomes, 29- Campinas, SP, Brasil

nao; despedicio de dinheiro e tempo, e mais uma forma de discriminar os negros
argemiro sampaio, 42- canoas, rs, brasil

Acho que o governo não tem que reconhecer comunidades quilombas, as comunidades viveram até hoje sem esse reconhecimento, para que reconhecer agora.
José Edson Limeira, 43- Sumaré, SP, Brasil

Nesses movimentos tem muitos aproveitadores que só querem se beneficiar, principalmente com areas de terras que geralmente tem donos que compraram e pagaram e delas tiram seu sustento ha vários anos.
ENIO JOSE FERNANDES, 47- SAO JOSE DO CEDRO, SC, BRASIL

Seria louvavel se não fosse pura hipocresia pois, num pais de miseraveis só poucos seriam beneficiados!!!
Jorgelino Bento do Nscimento, 39- Vitória, ES, Brasil

É corretíssima, foram humilhados, chicoteados nada que fizerem daqui pra frente vai apagar tudo isso
francisco canindé costa, 40- pedro avelino, rn, brasil
eu acredito que se for verdade, que a justiça seja feita.
marcos antonio soares selva, 38- paulista, pe, brasil

Ótimo! A justiça tem que visitar as injustiças cometidas contra o povo negro.Os remanescentes dos quilombos Têm que serem respeitados e valorizados.Já chega de injustiça!
elenyna alves, 28- v/conquista, ba, brasil

Reconhecer os quilombos ataca o cerne de uma exclusão material e simbólica presente. Os quilombos não são remanescências do passado, mas uma aliança fundamental para o futuro disponível no presente.
Pedro Diamantino, 27- Salvador, BA, Brasil

Não concordo, isto tudo no final irá beneficiar os oportunistas de plantão.
Paulo Renato de Castro possa , 44- joão Monlevade, mg, brasil

RECONHECER APENAS AQUELES QUE A MARINHA INSCREVEU, E IMPOR LIMITES PARA UTILIZAÇÃO DA ILHA, AFIM DE PRESERVAR A NATUREZA QUE ALI EXISTE.
da costa, 37- são gonçalo, rj, brasil

Totalmente correto. Preconceito racial é um ato injustificável. Todos nós devemos combatê-lo e unificarmos contra esse crueldade. O reconhecimento de seus direitos têm que ser efetivados.
Anna Patrícia Pimenta, 19- Bocaiúva, MG, Brasil

Um direito a ser garantido pelo Estado e respeitado pelos demais segmentos da sociedade.
Alba Figueroa, 60- Brasília, df, Brasil

seria bem justo, pois assim iriamos reconheçer nosssos antepaçados na sociedade de hoje que vivemos alem disso iriamos aprender um pouco da cultura deles que sao desconheçidas nos nossos olhares
jose wilson nunes da silva, 16- picos, pi, brasil

acredito que deveria ser reconhecido e valorizado por que essas comunidades estão instintas,vamos preservar para que nao possa ficar só nas lembranças.
ADRIANA PETRI, 24- Ituporanga, sc, Brasil

Reconhecer e preservar a cultura desse povo, é o minimo, que o governo pode fazer. antes tarde doque nunca.
Carlos Ferreira, 45- Boituva, sp, Brasil

Absolutamente essencial que o Brasil reconheça e promova justiça com relação a suas comunidades quilombolas! Ou nao seremos nunca uma Democracia.
Eduardo, 57- Brasilia, DF, Brasil

Acho justíssimos. Os negros foram massacrados e nunca tiveram direito a nada neste país. Será que agora vão lhes tirar até o pouco a que têm direito?
Vera Lúcia de Oliveira, 55- Sta. Bárbara d'Oeste, SP, Brasil

O reconhecimento seria o mínimo que o Estado poderia fazer para amenizar três séculos de exploração, humilhação, injustiças, desigualdades. Estas presentes até hoje, passado um século da abolição.
Ricardo dos Santos Silva, 25- Capitão Enéas, MG, Brasil

O reconhecimento dos quilombos é o reconhecimento de nós todos, enquanto povo rico na diversidade. Não à padronização musical, cinematográfica, alimentícia, étnica, histórica...
Denise Rabelo, 50- Cariacica, ES, Brasil

Acredito que os pedidos são justos, válidos e necessário para corrigirmos a violência da exclusão social e a discrimição étnica.
Luis Costa, 26- Salvador, BA, Brasil

UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA QUE HOJE REQUERAM OS DIREITOS DE UMA POPULAÇÃO QUE DURANTE ANOS PERMANECEU ÀS MARGENS DE UMA SOCIEDADE TOTALMENTE CAPITALISTA E BURGUESA
leonardo camargo , 19- guarapuava, pr, br

Muito bem! Esperamos que o Governo faça imediatamente os procedimentos para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras quilombolas em todo Brasil.
Geise Pereira da Silva, 44- Vila Velha, ES, Brasil

O direito a titulação das terras remanescentes de quilombos é garantido por lei e já está passando do tempo de ser efetivado.
Adailton, 31- Brasilia , DF, Brasil

A titulação da propriedade destes terrenos p/ comunidades remanescentes de quilombos é legítimo e constitucional. Ilegal é manipular informações contra os quilombolas, financiado pelos fazendeiros.
Vinicius Gessolo de Oliveira, 26- Curitiba, PR, brasil

Acharia louvável se houvesse o reconhecimento dessas comunidades remanescentes de quilombos, além do resgate às diversas etnias.
Osvaldilza alves dos Anjos, 39- Itabela, Ba, Brasil

o pedido tem ser aceito pois vivemos em pais de varias etnias e cada um deve ter seu espaço certo fquem com deus
Maria Carolina, 10- Recife, PE, Brasil

É importante recolhecer os quilombos, mas com cuidado para que essas areas não venham cair na mão de especuladores e aproveitadores dessas oportunidades e ludibriar essas pessoas simples.
Antonio Carlos Nogueira, 63- Fortaleza, ce, Brasil

Acredito que as comunidades remanescentes de quilombo devem ser reconhecidas, pois o terriório onde hoje se encontram instaladas grandes fazendas antes pertenciam a eles. isto posto, reconhecimento já
Camilo Lopes, 26- Montes Claros, MG, Brasil

Assim como os indígenas, os quilombolas tê
m o direito de ter as suas terras e cultura reconhecidas e respeitadas! Eles integram o patrimônio (ou deveriam) imaterial do povo brasileiro.
Isa Morey, 19- Região Metropolitana de Belém, PA, Brasil

Acho mais do que legitimo. uma sociedade que historicamente discriminou seus filhos de origem africanana, precisa acertar as contas com a História devolvendo terras, cultura e diginidade
paulo sergio da silva, 40- Porto Alegre, RS, brasil

O reconhecimento dos direitos das comunidades remanecentes de quilombo é justo e necessário. Condição para avançar na perspectiva da justiça social, da equidade e da democracia de fato.
Elisa Cotta de Araújo, 42- Montes Claros, MG, Brasil

É a oportunidade de iniciar de fato o resgate da divida social com esta população duramente marginalizada desde o periodo colonial.
Carlos Alberto Dayrell, 54- Montes Claros, MG, Brasil

Este reconhecimento é o mínimo que o Estado Brasileiro deve fazer. O Brasil não patrocinou Políticas Públicas para os imigrantes? A mídia não pode ser contra parcela do povo brasileiro.
Sandra Martins, 49- Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Medida justa que veio com séculos de atraso. É o mínimo que o Estado Brasileiro deve fazer para o povo negro que sempre foi expoliado nos seus direitos básicos.
Sandra Martins, 49- Rio de Janeiro, RJ, Brasil

é o mais mínimo dos direitos que se reconhece às populações quilombolas!
denise alves, 40- brasília, df, brasil

O reconhecimento é um ato de ressarcimento do Estado Brasileiro, para com os quilombolas, historicamente vitimados pela escravidão. Por isso sou a FAVOR.
florival jose de souza filho, 40- Aracaju, SE, Brasil

Desde que estes quilombos sejam verdadeiros ,é útil para cultura do país é história,deve ser narrada.
vera, 34- apucarana , pr, brasil

mais uma manobra ditada e camuflada pelo MST
Celio Roberto, 27- Maracaja - NOvo Repartimento, Pa, Brasil

A sociedade pode até ser desigual na partilha, mas muitas vezes os menos favorecidos não aproveitam bem quando recebem alguma ajuda.
Antonio, 55- Lavras, MG, Brasil

Acredito ser fundamental o Estado reparar o erro cometido contra estas comunidades. Inclusive estas comunidades sempre defenderam suas terras com a defesa e a preservação do meio ambiente.
Marcela Moreira, 26- Campinas, SP, Brasil

É claro que as comunidades quilombolas têm direito a suas terras. Quem não tem é a Aracruz Celulose, que invade terras indígenas e quilombolas e conta com a corrupção das autoridades do Espírito Santo
Aton Fon Filho, 59- SAO PAULO, SP, Brasil

Legítimos e necessários. As comunidades negras rurais ou quilombolas vivem em uma invisibilidade política e social desde séculos anteriores. Nada mais justo e legítimo garantir seus territórios.
Pablo Matos Camargo, 32- Belo Horizonte, MG, Brasil

Finalmente o Estado brasileiro está fazendo algum esforço para retirar estas comunidades da "invisibilidade" na qual estavam mergulhadas durante todos estes anos. Aqui no Maranhão são centenas delas!
João Augusto de Andrade, 25- São Luís, MA, Brasil

Sou favorável ao reconhecimento por uma questão de justiça social. Os locais à beira-mar são de interesse dos empresários do turismo, deixando os processos mais vulneráveis à corrupção institucional.
Marcus Vinicius Carrasqueira, 49- Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É urgente que os direitos de todas as minórias étnicas no Brasil sejam reconhecidos, mais que tudo aqueles que conseguiram viver em harmonia com as florestas e os rios durante séculos.
Glenn Switkes, 55- São Paulo, SP, Brasil

Não se trata de pedir reconhecimento, os reivindicadores tem o direito, e isto, o governo deve apenas consolidar.
Jerry Matalawê, 31- Salvador, BA, BRA

É uma questão de reconhecer a luta de um povo pela sua sobrevivência em condições adversas, impostas pela nossa sociedade. A titulação coloca a inalienação das terras, ou seja, não podem ser vendidas.
Luciana Malaquias, 25- Belo Horizonte, MG, Brasil

Nada mais justo do que reconhecer a contribuição de seus antepassados e viabilizar aos atuais quilombolas condições dignas de vida. Parem de perseguir os quilombolas e contribuam pra melhorar o Brasil
João Batista de Almeida Costa, 56- Montes Claros, MG, Brasil

o reconhecimento dos grupo de quilombola e as políticas de acesso às trerras das quais fazem uso é o primeiro passo para garantia de direitos básicos.
nikolas , 22- belo horizonte, mg, brasil

Boa noite. Acho justo , porque é um direito em Lei . E , é uma questão de bom senso ,que faz parte da História do Brasil .
Luís Antonio de Oliveira Araújo ., 35- Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Creio que o Brasil é Fruto da mistura de Etnias, com isso é mais que justo reconhecer e titular os quilombolas em seus territorios. os quilombos devem sim ser reconhecidos.
Angra, 21- Açailândia, MA, Brasil

O reconhecimento ó o minino que nossas autoridades possam fazer, para sanar o passado vergonhoso
helenieda regina santos, 50- teixeira de freitas, ba, brasil

Espero que o governo concorde com esse pedido pois os quilombons são a história viva do nosso país.
Elaine Medeiros, 24- João Pessoa, PB, Brasil

e obrigado e nescessaroi que se faço isso pois eles veen de geraçoes passadas e seus antepassados valem muito para nos em historia e lendas.
rubervan cambraia de souza, 32- macapa, ap, brasil

Acho um absurdo, primeiro porque quem realmente merecia já não existe mais, e os que estam ai devem trabalhar como todo mundo.
Sandra, 35- Toledo, PR, Brasil

o reconhecimento é o mínimo que as nossas autoridades pode conceder pelo que elas representam pera a nação brasileira, portanto, o pedido é mais do que justo.
CARLOS GENIS DA SILVA, 46- ALTO RIO NOVO, ES, Brasil

o pedido tem ser aceito pois vivemos em pais de varias etnias e cada um deve ter seu espaço certo fquem com deus
erivelton reis, 29- franca, sp, brasil

concordo com o reconhecimento de comunidade remanescente de quilombos desde que preservaram a cultura e modo de vida dos tempos de quilombo.
carlos henrique furtado, 32- Cerejeiras, Ro, brasil

o governo federal deve fazer casas em local apropriado para estas familias e e deixar a ilha como patrimonio da humanidade
genilda ferreira da silva, 27- itacaja, to, brasil

Sim, concordo com o direito dos quilombos à terra, como reparo de injustiça social nesse país, desde a sua colonização. Esse é um dos aspectos ligados à desigualdade social entre nós.
Madalena Alves, 34- Contagem, MG, Brasil

já pensou se a moda pega com vai ficar o brasil, já que todos os estados Brasileiros existe descentes de escravo.
Manuel Dantas, 43- São João do Rio do Peixe, pb, Brasil

Parabéns! pela iniciativa, estava faltando alguém pensar mais rápido nesses povos.
william gomes da silva, 23- salvador, Ba, Brasil

Num país onde não existe racismo, os negros não têm cor, não têm cultura e nem tampouco história? É claro que são válidos os pedidos. Não faço objeções aos negros.
Andres Ueta, 30- São Paulo, SP, Brasil

É uma questão moral as autoridades reconhecerem o direito dessas comunidades pois fazendo isto estarão limpando um pouco as manchas de um passado negro de exploração.
Gerônimo, 38- Moreno, PE, Brasil

Na minha opinião reconhecer os Quilombolas é passar um atestado de venda para grandes emprendimentos Hoteleiro ou Risortes que almejam estas áreaa nobre, principalmente restinga da Marambaia
Rogerio Teixeira, 55- Nova Iguaçu, RJ, Brasil

Eu acho fantástico que os grupos, tanto tempo dominados, possam se sentir sujeitos de direitos. Assim como tantos outros conseguiram terras durante os 500 anos, os negros também podem conseguir.
Lúcio Jorge Hammes, 45- Jaguarão, RS, Brasil

( SIM )È necessário que se faça relamente um estudo antropologico por profissionais com idoneidade, Existem grileiros fazendo parte destes nivimentos para explorar areas demarcadas(Exploração)
Aroeldes Magalhaes Ribeiro, 42- Salinas da Margarida, Ba, Brasil

No Brasil todo mundo tem direito, as comunidades que conseguirem comprovar também devem buscar o que lhes pertencem.
zeferi, 41- Sorocaba, SP, Brasil

As opiniões dos internautas não refletem a posição do Jornal Nacional no que tange a tais assuntos, sendo certo que os internautas desde já autorizam o Jornal Nacional a utilizar nessa área, a seu exclusivo critério, seus comentários ou trechos desses.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.