VOLTAR

Das derrotas, novas lições

Porantim (Brasília - DF)
31 de Dez de 1986

Para o coordenador nacional da UNI, Aílton Krenak, o descompasso de interesses que marca a população indígena para com a não indígena pode ter sido o motivo para o fracasso de candidatos indígenas nas eleições. Segundo Krenak, começa agora um trabalho de identificação de aliados entre aqueles que conseguiram um mandato. Para garantir um acompanhamento aos parlamentares eleitos, a UNI estará trabalhando com um escritório articulado à consultoria jurídica e constitucionais para os temas contidos no Programa Mínimo, que a UNI está levando para a Assembleia Constituinte. Além disso, a UNI pretende manter comunicação com as bases dos parlamentares.
Mário Juruna, candidato que perdeu a reeleição, queixou-se da violência cultural vivida nas disputas. Já o índio Yawanawá, Biraci Brasil, ressaltou o abuso do poder econômico durante o processo eleitoral. Segundo ele, dinheiro e objetos foram distribuídos para as populações das regiões interioranas do Acre.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.