VOLTAR

Darcy Ribeiro - "O Problema do índio é o homem branco"

Revista - Goiânia, GO
08 de Abr de 1981

Em entrevista á Revista, Darcy Ribeiro fala da questão indígena no Brasil.
Segundo ele dois fatores contribuíram para a gravar os problemas dos índios: A expansão da fronteira agrícola invadindo áreas indígenas junto a aproximação de doenças e a atuação da Funai. nos últimos anos, 38 antropólogos foram substituídos por militares aposentados. Há relatos de crimes cometidos contra índios e contra as terras indígenas em diversos estados do Brasil.
Alem das acusações do presente, o antropólogo fala dos pacificadores de povos indígenas e faz previsões para o futuro em questões ligadas á população, saúde, cultura.
Faz um apela a demarcação da Terra Indígena Yanomami e comenta: que em meio ao processo de reabertura democrática, a Funai é um bolsão de brutalidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.