VOLTAR

Daltro autoriza elaboração do projeto para construir sede da faculdade indígena

Só Notícias - http://www.sonoticias.com.br
29 de Ago de 2013

O vice-governador Chico Daltro assinou, hoje, a autorização para que seja elaborado o projeto técnico de construção da sede definitiva da faculdade indígena, da Universidade Estadual de Mato Grosso, em Barra do Bugres. A assinatura foi feita durante o encerramento do Encontro dos Povos Indígenas de Mato Grosso e assembleia geral ordinária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), realizados na aldeia Umutina.

Daltro disse que o campus indígena em Barra do Bugres é o único do Brasil e que em apenas outros três países há universidades indígenas. A sede definitiva será construída em um terreno de 5 mil metros quadrados doado pela Empaer e contará com salas de aula, alojamento e espaço de recreação. "Vai ser um marco, um cartão postal para o Brasil", disse. Ainda não há previsão de quando iniciam as obras.

O cacique geral do povo Umutina, Lucimar agradeceu ao apoio e disse que é justamente disso que a aldeia precisa. Ele lembrou da história de sofrimento do seu povo durante o começo do século XX, quando os Umutina tiveram sua língua e seus rituais proibidos.

O evento foi marcado por apresentações culturais, com a leitura de poemas indígenas, dança e a execução do Hino Nacional Brasileiro em língua indígena. O prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, disse que, em sua gestão, tem dado total apoio a aldeia e que sonha em transformar o lugar em um ponto turístico, mostrando toda a cultura local.

http://www.sonoticias.com.br/noticias/3/183877/daltro-autoriza-elaborac…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.