VOLTAR

Curso Técnico de Enfermagem será ofertado a indígenas da Região Norte

O Documento
02 de Nov de 2007

Cerca de cinco mil moradores de 18 aldeias indígenas da Região Norte de Mato Grosso terão acesso ao Curso Técnico de Enfermagem. A etapa embrião do Curso deve ocorrer no período de 10 a 20 de dezembro, com participação média de 40 alunos. A iniciativa faz parte do Ensino Médio Integrado, que pela primeira vez será oferecido em área indígena.

O Curso será ministrado na Escola Estadual Indígena Elio Turi Rondon Terena, na Aldeia Kopenoti, a 80 Km de Peixoto de Azevedo, e atenderá as etnias Apiacá, Munduruku, Kaiabi, Panará, Tapayuna, Terena e Kaiapó.

O Curso terá duração média de quatro anos, em etapas presenciais, sendo duas vezes ao ano, em período integral. 'A Seduc ficará encarregada pela escolarização dos cursistas", informa o técnico da Gerência de Educação Indígena da Seduc, Manoel Paulo de Campos Filho, ascrescentando que a SECITEC atenderá o curso com infra-estrutura tecnológica.

A expectativa é grande para o início da formação dos agentes de saúde. "Essa é uma grande necessidade, estamos muito felizes pela Seduc ter abraçado nossa causa", elogiou o cacique Cirênio Reginaldo, da Aldeia Kopenoti, estendendo o agradecimento às Secretarias de Saúde e de Ciência e Tecnologia do Estado.

A definição dos detalhes para o oferecimento do Curso Técnico de Enfermagem Indígena foi tema de reunião realizada no período de 22 a 25 de outubro, na Aldeia Kopenoti.

Participaram do encontro lideranças indígenas, agentes de saúde, a representante da SECITEC, Mârjury Costa, a representante do MEC/Unesco, Judite Gonçalves de Albuquerque e o diretor da Escola Estadual Elio Turi Rondon Terena, Adiel Gabriel Marcelino. A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso foi representada por Claudia Guimarães Lopes de Castro. Os representantes da Funasa de Colíder também estiveram presentes. A Seduc foi representada pelo técnico da Gerência de Educação Indígena, Manoel Paulo de Campos Filho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.