VOLTAR

Curso sobre UCs marinhas termina neste sábado

SOS Mata Atlântica - www.sosmatatlantica.org.br
09 de Fev de 2010

Na semana em que o Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi reconhecido como um Sítio Ramsar (zona úmida de importância internacional) teve início o Curso de Monitoramento de Biodiversidade e Pescarias para o Manejo de Unidades de Conservação Marinhas, em Caravelas, Bahia, atividade promovida pela Aliança para Conservação Marinha, parceria entre as ONGs Conservação Internacional e SOS Mata Atlântica.

A capacitação começou no dia 1o de fevereiro, com a participação de 23 alunos de graduação e pós-graduação em biologia, oceanografia e áreas afins de vários Estados do Brasil, e com a presença de alguns gestores de Unidades de Conservação. Na primeira semana, os alunos trabalharam conteúdos teóricos e realizaram atividades em campo, como a visita técnica à sede do Parque de Abrolhos, conduzida pelo chefe da unidade, o biólogo Joaquim Neto, e também interagiram com a comunidade de pescadores de Ponta de Areia, realizando um monitoramento do desembarque pesqueiro.

O curso termina no próximo sábado (12 de fevereiro) e promove atividades práticas nesta última semana, como a saída de barco pelo estuário de Caravelas para observação de botos com a equipe do Projeto Baleia Jubarte, mergulhos em Abrolhos para a coleta de dados sobre os recifes de coral e visita técnica à Reserva Extrativista Marinha do Corumbau, onde participarão de um debate com o representante da comunidade de pescadores de Imbassuaba.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.