VOLTAR

Curso sobre Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas

PNUD - http://www.pnud.org.br
24 de Mar de 2014

As inscrições para o Curso Básico de Formação em Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo acontecem até o dia 31/03, de acordo com o edital. A ação de promover formações em PNGATI é de fundamental importância para uma melhor compreensão dos objetivos, diretrizes, eixos, instrumentos e implementação da PNGATI.

De acordo com o edital, os órgãos públicos, as associações e comunidades indígenas indicarão os seus participantes, e estes devem se comprometer a implementar o que for aprendido no curso na promoção de ações de gestão ambiental e territorial, bem como multiplicar o conhecimento por meio da formação de uma rede para potencializar trocas e iniciativas.

O Curso Básico de Formação em PNGATI do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo totalizará 200 horas-aula a serem ministradas em cinco módulos presenciais itinerantes de 40 horas-aula cada, ao longo de 12 meses. No total serão 44 vagas, sendo 15 para gestores públicos distribuídos entre ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Fundação Nacional do Índio (Funai) e outros órgãos com atuação regional, e 29 vagas distribuídas entre a APOINME e as áreas de referência do Projeto GATI.

O curso é fruto de uma parceria entre a Funai por meio da CCGAM (Coordenação Geral de Gestão Ambiental), Projeto GATI (Gestão Ambiental e Territorial Indígena - PNUD/Funai), APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo) e da Coordenação de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado de Pernambuco.

A formatação do curso foi feita durante a "Oficina Regional Inaugural do Curso Básico de Formação", realizada em dezembro de 2013, em Olinda/PE, onde se definiram os critérios de participação, conteúdos dos módulos, datas e locais de realização.

Para saber mais sobre as propostas do Projeto GATI, acesse aqui (http://isa.to/1CpY8oj).

http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=3824

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.