VOLTAR

Curso para formação de professores indígenas encerra sua 7ª etapa

Site da Funai
Autor: (Danielle Santos)
20 de Dez de 2002

Encerra hoje, dia 20, a 7ª etapa do curso para formação de professores indígenas no estado da Bahia. O projeto, realizado desde 1987, é uma parceria entre a Funai, o MEC e a Secretaria de Educação da Bahia e já atendeu diversas comunidades indígenas das regiões norte e sul do Estado, como Barra Velha, Rodelas e Paulo Afonso. A 7ª etapa foi concluída em Coroa Vermelha e contou com a participação de, aproximadamente, 78 indígenas de diversas etnias.

Os professores formadores da educação, responsáveis em garantir o sucesso dessa iniciativa, são provenientes da Universidade Federal e da Universidade Estadual da Bahia. Eles possuem formação em questões indígenas, o que facilita a interação no aprendizado. Os alunos também colaboram levando, para sala de aula, debates com propostas que dizem respeito aos trabalhos desenvolvidos em suas respectivas comunidades, o que beneficia tanto aos próprios alunos quanto professores na troca de experiências. Ao final do curso é feita, individualmente, uma monografia de abordagem específica a assuntos que permeiam o dia-a-dia de cada um na sua respectiva comunidade ressaltando, mais uma vez, a importância de cursos como esses para uma atuação mais complementar do indígena à sua comunidade correspondente.

"A reafirmação cultural é o caminho para a preservação da identidade indígena", afirma Irene Maria Silva, professora e coordenadora da área de educação de Eunápolis, BA.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.