VOLTAR

Curso em Mariléria (MG) forma professores para atuarem em reservas indígenas

Estado de Minas-Belo horizonte-MG
13 de Out de 2003

Até o dia 1o de novembro, a Secretaria de Estado de Educação promove o sétimo módulo do Curso de Magistério de Ensino Fundamental para Professores Indígenas, no Parque Estadual do Rio Doce, município de Marliéria, na região do Rio Doce, a 194 quilômetros de Belo Horizonte. Cerca de 70 cursistas indígenas, das etnias Xacriabá, Maxakali, Pataxó, Kaxixó, Xukuru-kariri e Pankararu, participam do treinamento.

O curso, iniciado em 2000, tem duração de quatro anos e terminará no primeiro semestre de 2004. A partir de 1995, a secretaria, para atender as diferentes etnias mineiras, criou e colocou em funcionamento seis escolas estaduais, específicas e diferenciadas, que funcionam em 40 unidades escolares nas diversas áreas indígenas do Estado. São beneficiadas 2.611 crianças índias em idade escolar. Foram contratados ainda 101 professores indígenas que recebem formação especializada através do Curso de Magistério de Ensino Fundamental para Professores Indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.