VOLTAR

Curso de software livre para os gestores yanomami

CCPY - Pró-Yanomami - nº 91
Autor: Luis Fernando Pereira
01 de abr de 2008

Gestores da Hutukara Associação Yanomami (HAY) participaram de novo curso de informática voltado para o uso de software livre. Promovido pela HAY em parceria com a Associação Software Livre e a Faculdade Atual da Amazônia em Boa Vista (RR) o curso é parte de um projeto de três anos para a aplicação de programas especialmente desenvolvidos para o atendimento de demandas específicas dos gestores indígenas, com possibilidade de criação de eventuais aplicativos adaptados às particularidades lingüísticas e culturais dos participantes. Paralela e complementarmente aos trabalhos de informática, foram ministrados módulos de português, direitos, saúde, educação ambiental e cidadania. Ao todo, doze gestores participaram do curso que se encerrou no dia 29 de março. Trata-se do quarto curso de informática ministrado especialmente aos Yanomami: a CCPY havia promovido anteriormente três cursos, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Secretaria de Educação de Roraima ( Ver Boletins 27,36 e 49 ).

Assista no link abaixo a uma entrevista com Davi Kopenawa Yanomami criticando o projeto de lei de mineração em terras indígenas.
http://www.proyanomami.org.br/v0904/index.asp?pag=noticia&id=4683

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.