VOLTAR

Curso de Aisans acontece em Santa Inês/MA

Funasa - www.funasa.gov.br
18 de Ago de 2010

A Coordenação Regional da Funasa no Maranhão (Core/MA), por meio da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) e do Serviço de Saneamento em Área Indígena (Sanai), em parceria com a Divisão de Recursos Humanos (Direh) e Seção de Capacitação (Secap), realizou na última segunda feira (16) a abertura oficial do Curso de Formação inicial dos Agentes Indígenas de Saneamento (Aisans) 2010, na cidade de Santa Inês/MA, há 250 km da capital maranhense.

O objetivo do curso é qualificar, valorizar e fortalecer o trabalho desenvolvido por esses agentes em todo o Brasil, e propiciar àqueles que estão sendo contratados a base para o seu processo de formação e inserção nas equipes de saúde dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). O treinamento terá duração de 48 dias e capacitará 40 Agentes Indígenas de Saneamento (Aisans).

Para a abertura do evento foram convidados o coordenador regional da Funasa no Maranhão, Jair Vieira Tannús Junior, o chefe da Direh, José Luís do Carmo Soeiro, e representantes do Dsei/MA.

O coordenador regional, Jair Vieira disse que se sente recompensado como gestor em poder realizar mais uma capacitação. "É por meio das capacitações que a Funasa possibilita a melhoria dos serviços prestados à comunidade indígena. Vocês além de indígenas são servidores das comunidades em que moram e têm o papel da mais alta importância nas suas aldeias".

Jair disse ainda, que todos terão a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários e repassá-los para sua comunidade, da importância que tem o Sistema de Abastecimento de Água (SAA), uma Melhoria Sanitária Domiciliar (MSD).

"Quando nós falamos em água estamos falando em saúde. As maiorias das doenças contraídas no Brasil são de origem hídrica, ou seja, causadas pela água contaminada, de baixa qualidade. É muito importante para vocês, Aisans, terem esta consciência e repassar para os seus parentes, instruí-los e orientá-los a usarem adequadamente as melhorias que estão sendo construídas em terras indígenas", completou o coordenador.

A Coordenação Regional tem melhorado significativamente os indicadores sociais na área indígena e pretende implantar mais 20 Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), e já se encontra em processo licitatório mais 350 novas Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD).

A chefe do Serviço de Saneamento em Área Indígena (Sanai), Daniela Coimbra, disse que a realização dessa capacitação é uma oportunidade que muitos gostariam de ter e pediu total dedicação de todos. "Peço que se dediquem aos estudos, essa é uma oportunidade de enriquecimento individual, mas de alcance coletivo, uma vez que os conhecimentos aqui adquiridos serão repassados no dia a dia da comunidade a qual vocês pertencem, possibilitando a prevenção dos agravos". Daniela Coimbra pediu ainda aos novos Aisans que no retorno às suas aldeias todos tenham o compromisso de aplicar o conhecimento adquirido no curso e ressaltou que "a Funasa quer chegar numa aldeia tendo vocês como referência em saneamento".

O chefe da Direh, José Luís do Carmo Soeiro, agradeceu o convite feito pelo Sanai e incentivou aos novos Aisans da grandeza do curso. "Aqui vai haver uma troca de experiências, de conhecimento. A importância e a dedicação é a nova missão que vocês terão a partir do momento que voltarem para as sua aldeias, ou seja, vocês serão na verdade multiplicadores".

Encerrando o momento de abertura, o índio Axyíre da Silva R. Guajajara destacou as dificuldades que muitos enfrentam ao se distanciarem da família, mas pediu o engajamento no curso. Guajajara parabenizou a Funasa pela iniciativa e fez apresentação de duas músicas da cultura indígena.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=594

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.