VOLTAR

Curso capacita multiplicadores em saúde para áreas indígenas de MT

24 Horas News-Cuiabá-MT
01 de Jul de 2003

A Secretaria de Vigilância em Saúde está realizando em Cuiabá, o curso de Capacitação de Multiplicadores em Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas em Áreas Indígenas. O evento reúne técnicos de 13 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI's) de Porto Velho, Vilhena, Cuiabá, Xingu, Xavante Kaiapó, Tocantins, Amapá, Altamira Tapajós. Cada DSEI enviou um enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem.

A finalidade é capacitar profissionais de saúde para atuarem como multiplicadores, objetivando monitorar a incidência de doenças diarreicas nas aldeias. Serão abordadas as características clínicas e epidemiológicas, diagnóstico diferencial, complicações e tratamento de doenças como cólera, febre tifóide, tracoma, hepatite A e E, enteroparasitose e doenças de transmissão hídrica e alimentar.

O evento, que teve início hoje e vai até o dia 4 de julho, está sendo realizado no Hotel Mato Grosso Palace, na rua Joaquim Murtinho.

A Secretaria de Vigilância em Saúde, que está promovendo o curso, é formada por todas as áreas técnicas do extinto Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi), órgão ligado à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e é responsável pela coordenação de DST/Aids, além dos programas de combate à tuberculose, às hepatites virais e à hanseníase. A secretaria passou a integrar a nova estrutura regimental do Ministério da Saúde, com a publicação de sua criação no Diário Oficial da União (DOU), do dia 10 de junho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.