VOLTAR

Curso capacita gestores de UCs do Mato Grosso do Sul

WWF - http://www.wwf.org.br
20 de Abr de 2011

O WWF-Brasil realiza de 25 a 30 de abril, em Campo Grande (MS), um curso de capacitação para gestores de unidades de conservação do Mato Grosso do Sul. O curso é promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, o Instituto de Meio Ambiente Pantanal (IMASUL) e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê).

Participam do treinamento, responsáveis pelas Unidades de Conservação do Estado (UCs), técnicos que atuam na área, nos níveis estadual, federal e municipal e proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)

O objetivo principal do curso é fomentar o enfoque interdisciplinar e contextualizado às condições locais, para identificar e resolver os desafios relacionados à gestão das unidades de conservação. Outro propósito é promover contato e intercâmbio de informações e experiências entre os participantes, sobretudo entre profissionais que trabalham com unidades de conservação em diferentes organizações.

Durante a oficina de seis dias, os participantes terão noções básicas e orientações para a gestão das unidades de conservação, baseadas em uma visão integradora das questões sociais, naturais e ambientais relacionadas à paisagem e ao contexto regional.

O curso para gestores de UCs originou de ações e esforços que vêm sendo feitos pelo WWF Brasil para consolidar as unidades de conservação criadas ou apoiadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). Os cursos estão sendo realizados em outras regiões do país, adaptados para a realidade local.

Mato Grosso do Sul tem uma situação diferente da Amazônia. No estado - que abriga um dos mais importantes biomas brasileiros, o Pantanal - a maior parte das terras pertence a particulares. Por isso, além das UCs públicas, o estado também conta com outra categoria de UC, as RPPNs. Por isso, uma das estratégias de conservação do WWF-Brasil para o Estado é o apoio à criação e implantação dessas reservas particulares.

Outra peculiaridade deste curso é que ele vem atender a uma necessidade apontada no Rappam das Unidades de Conservação Estaduais, que será lançado durante o evento. O Rappam - método usado para avaliar a gestão das unidades conservação- sinalizou a vontade dos técnicos do estado em fortalecer seus conhecimentos específicos em conservação para ampliar os trabalhos desenvolvidos na região, surgindo assim este curso de gestores de UC´s.

Atualmente, o Mato Grosso do Sul conta com 3 parques federais, 11 unidades de conservação estaduais e 37 RPPNs.

O que é o Rappam?

Rappam é o Método para a Avaliação Rápida e Priorização da Gestão de Unidades de Conservação (Rapid Assessment and Priorization of Protected Area Management, em inglês). Essa metodologia foi construída pela Rede WWF, com base nas diretrizes da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da União Mundial para a Natureza (UICN). Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de políticas adequadas à proteção de sistemas naturais e para o fortalecimento das áreas protegidas.

Serviço
O que?Curso de capacitação para gestores de Unidades de Conservação
Quando? De 25 a 30 de Abril
Onde? Museu Dom Bosco - Parque das Nações Indígenas - Campo Grande (MS)

http://www.wwf.org.br/informacoes/?28262/Curso-capacita-gestores-de-UCs…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.