VOLTAR

Cunpir divulga cartas aos candidatos ao governo de RO e a Lula

Amazônia.org.br-São Paulo-SP
22 de Ago de 2002

A Cunpir, Coordenação da União das Nações e Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas divulgou hoje duas cartas.

A carta aberta é endereçada aos candidatos a governador do Rondônia, estado onde fica a sede da CUNPIR. A iniciativa visa apresentar um panorama da realidade indígena da região. O objetivo é que os candidatos apresentem em público suas propostas referentes às questões mais pertinentes aos povos indígenas da região: proteção das terras, ações de saúde, educação escolar e melhoria na qualidade de vida.

Na carta proposta ao candidato Lula a entidade coloca uma série de fatores que trazem preocupação aos povos por ela representados: a extração ilegal de minérios, a proposta de transferir da Funai para o Senado Federal a competência de demarcar terras indígenas e a insuficiência das verbas federais destinadas à saúde indígena. Outros motivos de apreensão entre os indígenas são os grandes projetos energéticos, suas estruturas de transportes e os impactos causados pelos mesmos. Além da devastação causada pelas queimadas e o desmatamento conseqüente da extração de madeira e também o uso indiscriminado de agrotóxicos.

A CUNPIR representa 42 povos indígenas, dos quais 36 residentes em Rondônia. A entidade organiza os povos com o intuito de preservar e lutar pelos seus direitos. A carta é assinada pelo coordenador geral Antenor de Assis Karitiana.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.