VOLTAR

Cultura apóia encontro de cineastas indígenas e implanta cineclubes para 11 nações indígenas

Portal do Planalto - http://www2.planalto.gov.br
25 de jul de 2013

O Encontro de Realizadores Indígenas: experiências e novas perspectivas reúne cineastas de diversas etnias indígenas, estudiosos do cinema e do vídeo, antropólogos e profissionais de Comunicação, na cidade de Diamantina, entre 21 e 28 de julho, para refletir a respeito do cinema indígena e outras formas de apropriação das mídias eletrônicas (como internet e TV) pela populações indígenas de todo o país.

O evento é parte da programação oficial do 45o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que conta com o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Na ocasião, serão premiados, com apoio da Secretaria do Audiovisual, a implantação de 11 cineclubes em nações indígenas a serem escolhidas.

Durante o encontro, estão sendo realizadas sessões de filmes seguidas de debates com os realizadores e pesquisadores convidados, além de duas oficinas: a "Oficina de Câmera", ministrada pelo cineasta xavante Divino Tserewahú; e "A linguagem do cinema", apresentada pelo cineasta Maurice Capovilla.

Jovens lideranças indígenas das etnias guarani-kaiowá, waiwai e kaxuyana foram convidados especialmente para serem aprendizes dessas oficinas.

Serão discutidas ainda as múltiplas experiências do cinema indígena no país, a partir dos depoimentos e intervenções dos cineastas (que exibirão e comentarão seus filmes), além da participação de estudiosos e militantes envolvidos com a causa indígena.

Estão presentes realizadores de várias etnias (Mbya-Guarani, Xavante, Kuikuro, Kalapalo, Huni Kuin, Maxakali, Guarani-Kaiowá e Yanomami) e profissionais ligados à antropologia, ao indigenismo e ao meio audiovisual. Representando a Secretaria do Audiovisual está o coordenador-geral de Audiovisual Sustentável, Rodrigo Bouillet.

As atividades contam também com a parceria do Museu do Índio e do Projeto Vídeo nas Aldeias.

Mais informações no endereço http://45festivalufmg.wordpress.com.

http://www2.planalto.gov.br/imprensa/noticias-de-governo/cultura-apoia-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.