VOLTAR

CSA leva nova multa no Rio por poluição

OESP, Negócios, p. B12
06 de Jan de 2011

CSA leva nova multa no Rio por poluição

Glauber Gonçalves

A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), parceria entre a Vale e a ThyssenKrupp, foi multada ontem pela segunda vez em menos de cinco meses por problemas ambientais. O valor fixado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi de R$ 2,8 milhões, além de uma indenização de R$ 14 milhões. A punição foi aplicada depois que um novo caso de poluição do ar foi registrado no fim do ano passado no bairro de Santa Cruz, no Rio, onde está instalada a usina.
O secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc, classificou o caso como inaceitável e exigiu responsabilidade da empresa. "(A CSA) tem de respeitar a lei do País e a lei do Rio, senão não tem licença", disse. A empresa opera em fase de testes, mas ainda não tem a licença de operação.
A empresa ainda pode recorrer da multa, mas a indenização terá de ser paga imediatamente. O incidente ocorreu depois que a empresa teve de utilizar os poços de emergência para depositar ferro-gusa, por causa de um problema na linha de produção de aço. Esse é o segundo caso de poluição desde que a CSA começou a funcionar, em junho.
Em nota, a CSA informa que aguarda o parecer final da auditoria e adianta que está disposta a acatar todas as recomendações e implementar eventuais melhorias apontadas como necessárias. A companhia diz que, paralelamente a isso, está implantando o programa "Grafite Zero", que tem como objetivo evitar que partículas desse material causem incômodos aos moradores da região.

OESP, 06/01/2011, Negócios, p. B12

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110106/not_imp662618,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.