VOLTAR

Crusoé: Presidência finalmente cria uma sede em Roraima para crise yanomami

O Antagonista - oantagonista.com.br
28 de Fev de 2024

Mais de um ano após ter declarado emergência humanitária na terra indígena, governo cria gabinete em Boa Vista para tratar de retirada de garimpeiros da área

Mais de um ano após ter declarado que uma crise humanitária estava em curso na Terra Indígena Yanomami, o governo federal finalmente instituiu um braço seu para acompanhar a situação em Boa Vista.

A Casa de Governo em Roraima será vinculada à Casa Civil de Rui Costa e deve coordenar e monitorar a execução do "plano de desintrusão" da terra indígena, na fronteira com a Venezuela. Além disso, deve ser o braço da Presidência da República na implementação das políticas públicas emergenciais e permanentes aos cerca de 30 mil habitantes da região.

O órgão de governo terá cinco servidores na cidade, até o final do governo Lula, em dezembro de 2026. Todos ficarão subordinados a Rui Costa, o ministro-chefe da Casa Civil de Lula.

A inauguração do espaço deve ocorrer nesta quinta-feira, 29, com a presença dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Ricardo Lewandowski (Justiça), José Múcio (Defesa), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Marina Silva (Meio Ambiente), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Jorge Messias (AGU).

Lula partiu para uma agenda em países do Caribe e não deve participar da agenda.

Apesar do plano do governo, a crise na terra indígena jamais arrefeceu como esperou o governo. Em 2023 foram registradas 308 mortes de indígenas na região, ante 343 mortes em 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro.

No mês passado, Lula fez uma declaração dizendo que o país não pode "perder a guerra" contra o garimpo ilegal em Terras Indígenas Yanomamis na Amazônia. Mas, 12 meses após sua midiática ida ao estado, os efeitos da ação militar não se mostrou suficiente para tirar os garimpeiros e outros grileiros de terra da região, que contém áreas visadas pela extração ilegal de ouro.

https://oantagonista.com.br/brasil/crusoe-presidencia-finalmente-cria-u…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.