VOLTAR

Criticado por ONGs, governo revê artigo da lei de florestas

FSP, Ciência, p. A19
17 de Ago de 2006

Criticado por ONGs, governo revê artigo da lei de florestas

DA REDAÇÃO

O Ministério do Meio Ambiente aceitou alterar a regulamentação da lei de gestão de florestas, depois que organizações ambientalistas alertarem que um de seus artigos dava aos Estados a responsabilidade por fiscalizar o desmatamento em áreas privadas, retirando essa responsabilidade do Ibama.
Segundo Sérgio Leitão, do Greenpeace, o artigo 83 da lei de florestas contraria a Constituição, que determina que União, Estados e municípios têm competências concorrentes nessa área.
Além disso, disse Leitão, "vários Estados se manifestaram dizendo que não tinham condições" de assumir a fiscalização de florestas.
Em reunião com o Fórum Brasileiro das ONGs, a ministra Marina Silva decidiu que a lei será regulamentada de forma a deixar claro que o Ibama não vai suspender suas atividades. A regra de transição da gestão federal para a estadual ainda deve ser definida.
O secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco, disse que o Ibama só deve sair "do varejo": "É um absurdo o órgão federal licenciar desmatamentos de 3 hectares".

FSP, 17/08/2006, Ciência, p. A19

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.