VOLTAR

Crise provoca explosão de doenças vindas de insetos

O Globo, Mundo, p. 23
22 de Fev de 2019

Crise humanitária na Venezuela provoca explosão de doenças transmitidas por vetores
Estudo mostra que fenômeno também está elevando número de casos de malária, Chagas, dengue, zika e chicungunha em países vizinhos, como o Brasil

RIO - A crise humanitária na Venezuela está provocando uma explosão de doenças transmitidas por insetos e outros vetores, como malária, Chagas, dengue, zika e chicungunha, com consequências também para a saúde pública de países vizinhos como o Brasil, aponta estudo publicado nesta quinta-feira no periódico médico-científico "The Lancet Infectious Diseases". Diante disso e de fenômenos semelhantes com outras doenças infecciosas, como o sarampo, os autores pedem que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare a situação na Venezuela uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional.

De acordo com o levantamento, só no caso da malária, entre 2000 e 2015 a Venezuela registrou um aumento de 359% nos casos, de 29.736 para 136.402, mas a grande explosão da doença no país se deu principalmente nos últimos anos, com outros fortes crescimentos em 2016 - de 76,4%, para 240.613 - e em 2017 - 71%, para 411.586.

Com isso, os países vizinhos também estão sofrendo, especialmente Colômbia e Brasil. Ainda segundo o estudo, citando dados do Ministério da Saúde, entre 2014 e 2017 Roraima registrou 47.968 casos de malária, dos quais cerca de 20% "importados" da Venezuela, o que põe em risco os esforços brasileiros de controle do mal, que de acordo com a OMS mata quase meio milhão de pessoas em todo mundo anualmente.

- Isso com certeza está ameaçando a implementação bem-sucedida da estratégia da OMS para eliminação da malária na região, e os pedidos de certificação de eliminação da doença da Argentina e do Equador - destacou ao GLOBO María Eugenia Grillet, professora da Universidade Central da Venezuela, em Caracas, e uma das coautoras do estudo. - Já o movimento populacional maciço entre Venezuela e Brasil está se tornando um grande desafio para o controle da doença em ambos países. De particular preocupação é o desenvolvimento de resistência aos remédios, pois populações em movimento frequentemente experimentam atrasos no diagnóstico e tratamento, têm comportamentos impróprios como automedicação e estão sob menores níveis de vigilância sanitária.

O Globo, 22/02/2019, Mundo, p. 23

https://oglobo.globo.com/mundo/crise-humanitaria-na-venezuela-provoca-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.