VOLTAR

Crise põe Zeca do PT contra direção da Funai

CB, Brasil, p.16
17 de Jan de 2004

Crise põe Zeca do PT contra direção da Funai

O governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, exigiu ontem que a Fundação Nacional do índio (Funai) substitua os três administradores da instituição que trabalham no estado. Para ele, a Funai "faz jogo sujo" e incentiva os índios a invadirem as fazendas do estado. 0 presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, resiste à pressão. Ele afirmou que não vai substituir os três administradores em Mato Grosso do Sul.
Numa reação às declarações de Zeca do PT, o líder indígena Marcos Terena disse que está arrependido de ter votado no governador, a quem chamou de "traidor da causa dos índios". Consultor na Funai em assuntos de demarcação de territórios indígenas, Terena repudiou as declarações do governador
de que a Funai estaria fazendo "jogo sujo", estimulando índios a invadirem propriedades no estado.
Em reunião com o Zeca do PT, o presidente da Funai tentou dissuadi-lo da idéia de que a fundação esteja insuflando um conflito no estado. "0 que vou fazer assim que chegar a Brasília é nomear um funcionário de gabarito, diplomado, para fazer essa interação. Seria uma espécie de superintendente nessa aproximação Funai-governo do estado", disse Gomes, que defendeu seus colaboradores.
Zeca do PT, por sua vez, não retirou as acusações. Ao contrário. Ele voltou a dizer que recebeu informações seguras do uso de índios do Mato Grosso e do Paraguai para fomentar as invasões em Mato Grosso do Sul e pediu que a Funai investigue o caso.

CB, 17/01/2004, p. 16.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.