VOLTAR

Crianças são monitoradas nas aldeias de Miranda

Agora MS
16 de Abr de 2007

Equipes de saúde começam hoje (16) a fazer o monitoramento mensal de crianças menores de um ano de idade na aldeia Cachoeirinha, no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul. O objetivo do evento é prevenir e orientar os pais sobre os cuidados que devem ter com os filhos na prevenção de doenças.

O trabalho é realizado todos os meses, desde o ano passado, nas microáreas das aldeias, pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), por meio da equipe multidisciplinar de saúde indígena composta por médico, dentista, nutricionista e enfermeiros.

São ministradas palestras educativas abrangendo diversos temas como amamentação, prevenção de doenças por meio das vacinas, higiene corporal, ambiental, prevenção de acidentes, diarréia, infecção respiratória, infecção de pele, verminoses, entre outros.

"Com esse evento mensal as mães procuram muito mais cedo o posto de saúde da aldeia, fazendo com que diminua o índice de mortalidade infantil", diz a enfermeira Lanea Rubi Fernandes.

A região de Miranda é composta por oito aldeias: Argola, Babaçu, Cachoeirinha, Lagoinha, La Lima, Moreira, Morrinho e Passarinho, num total de 6.300 habitantes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.