VOLTAR

Crianças morrem de desnutrição no Vale do Javari

Coiab-Manaus-AM
27 de Set de 2005

Duas crianças, uma de um ano e oito meses e outra de sete meses, morreram nos dias 23 e 25 de setembro, respectivamente, na Terra Indígena do Vale do Javari, Estado do Amazonas, possivelmente por desnutrição, enquanto que outra está em estado grave. "A situação poderia ter sido evitado se o atendimento à saúde indígena oferecido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) fosse efetivo", denuncia o presidente do Conselho Distrital do Distrito Sanitário Especial Indígena do Vale do Javari, Manuel Barbosa da Silva Marubo.

O líder indígena explica que nesse período, o Rio está seco e não há como fazer a remoção dos pacientes pela via fluvial. Por conta disso, "alertamos às autoridades do Distrito, mas elas nos informam que não há recursos para custear transporte aéreo, que o Distrito está devendo muito, e que trabalha só com suprimento de Fundos. Dessa forma, as comunidades sofrem com a ausência dos profissionais e a impossibilidade de deslocar os pacientes para tratamento especializado fora das aldeias. Aguardamos que a Coordenação Regional da Funasa no Amazonas (Core/AM) tome as devidas providências", declara.

A preocupação do presidente do Conselho Distrital é que essa situação agrave a já crítica situação gerada pela malária, a hepatite e outras doenças que vêm vitimando há anos as comunidades indígenas do Vale do Javari.

Outras informações podem ser obtidas junto à coordenação do Conselho Indígena do Vale do Javari, em Atalaia do Norte/AM, pelo telefone (97) 34171128.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.