VOLTAR

Crianças indígenas vítimas de surto de diarreia deixam o hospital

Terra - http://migre.me/jA7y
05 de Fev de 2010

Mais de 30 crianças da Aldeia Maxakali, em Minas Gerais, internadas com diarreia aguda desde janeiro, receberam alta esta semana, informou hoje (5) a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O surto levou à internação 85 crianças até 4 anos. Quatro morreram.Segundo a Funasa, das 51 crianças que permanecem internadas, 24 já poderiam receber alta, mas, por precaução, elas aguardarão o aumento de seu peso. Como a principal suspeita é de que a água ingerida pelos índios esteja contaminada, o abastecimento está sendo feito por caminhões-pipa, até que saia o resultado da análise laboratorial.

A Fundação Ezequiel Dias, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, está fazendo a análise da água. A previsão era de que os resultados dos exames saíssem hoje.

O combate ao surto de diarreia aguda na região começou em 21 de janeiro. No dia 29, a Funasa enviou uma força-tarefa composta por médicos, enfermeiros e técnicos para atender as crianças que apresentem os sintomas. Segundo o órgão, alguns adultos também apresentaram diarreia, mas sem gravidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.