VOLTAR

Crianças indígenas: CPI ouve Funasa, Funai e Cimi

Agência Câmara
10 de Mar de 2008

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga as causas e os responsáveis pela morte de crianças indígenas, por desnutrição, entre 2005 e 2007, ouve nesta semana representantes de instituições de defesa dos índios.

Nesta terça-feira (11), serão ouvidos o presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Erwin Krautler; o diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka; e uma representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Aline Caldas. A audiência pública está marcada para as 14 horas, no plenário 9.

Na quarta-feira (12), a CPI ouvirá o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira, às 14 horas no plenário 10.

Causas e índices
Na semana passada, o presidente da Funasa, Francisco Danilo Bastos Forte, afirmou à CPI que, desde 2004, com o início de programas específicos para combater a desnutrição, as mortes de crianças indígenas diminuíram aproximadamente 70%. Ele acrescentou ainda que a desnutrição também está associada a vários outros fatores, como a falta de terra, condições degradantes de trabalho, alcoolismo e a falta de condições sanitárias adequadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.