VOLTAR

Crianças de comunidade indígena terão aulas de macuxi

Folha de Boa Vista
07 de Mai de 2007

Na próxima segunda-feira (07), os alunos da educação infantil e ensino fundamental comunidade indígena da Ilha começam a estudar macuxi, a língua materna da localidade. A professores Dalece Cunha de Oliveira será a responsável pelas aulas que vão acontecer na escola municipal Albino de Moraes.

As 23 crianças vão estudar a língua macuxi diariamente das 13h30 às 18h. Para alfabetização e letramento das crianças na língua a professora utilizará como base situações do cotidiano, desenhos e a promoção do resgate da história local.

O método já vem sendo empregado pela educadora Darly Pedro, na comunidade do Morcego, primeiro local a ter o idioma lecionado. Desde início do ano letivo os alunos da escola municipal Martins Pereira estudam o macuxi diariamente.

A Secretaria Municipal de Educação Stella Damas lembra que a preocupação é ensinar adultos e crianças a pronunciarem e a escreverem corretamente a língua materna. Para as crianças da educação infantil e de ensino fundamental as aulas duram uma hora e para os participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), são duas horas de aulas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.