VOLTAR

Crianças brincam e aprendem sobre meio ambiente no Parque da Cantareira.

Secretaria do Meio Ambiente - www.ambiente.sp.gov.br
Autor: Mário Senaga
28 de Jul de 2009

"Cem anos se passaram desde que nasci. Naquela época, eu formava um lago, com águas que vinham das nascentes, para abastecer a cidade. Hoje, estou aqui apenas para matar a sede dos animais...". A dica foi dada e as crianças deverão, agora, correr em direção à represa do Engordador, onde encontrarão outra pista, que levará a outras, até chegarem finalmente ao tesouro escondido. Desta forma, divertida e didática, procurando despertar a curiosidade dos pequenos visitantes pelo histórico da unidade de conservação ambiental, assim como pela importância da fauna e da flora, a partir de 28.07, e até sexta-feira, 31.07, estarão sendo desenvolvidas no Núcleo Engordador, dentro do Parque Estadual da Cantareira, na zona norte da capital, diversas atividades com escolas públicas municipais do entorno do parque, como parte do chamado "Recreio nas férias".

O projeto é desenvolvido pela Diretoria Regional de Educação Jaçanã -Tremembé, da Prefeitura de São Paulo, junto com o Parque Estadual da Cantareira, e prevê a visita de estudantes com idade acima de 8 anos, em turmas de 40 alunos, que participarão das atividades dirigida por monitores, alternadamente nos períodos da manhã e da tarde. Assim, cerca de 320 alunos deverão ser contemplados, permitindo-lhes, entre outros benefícios, brincar e ao mesmo tempo ter contato direto com a Mata Atlântica.

Sandra Bianchini, do Núcleo Engordador, conta que as atividades previstas são o "Caça ao caçador" - com a inversão dos papéis e os animais "caçando os caçadores"; o "Caça ao tesouro" - em que as crianças seguem pistas, até atingir seu objetivo; o "Combate à poluição" - evidenciando os problemas causados pelo lixo; e a "Coleta seletiva" - mostrando a importância de selecionarmos e minimizarmos os resíduos. Caso chova, um "plano B" já está pensado e haverá um espaço coberto, onde outras atividades, como artesanato manual com PET, serão realizadas.
Localizado ao lado do Horto Florestal, o Parque Estadual da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada dentro de uma região metropolitana. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de mata atlântica. O parque assegura a proteção de seus mananciais, além de abrigar diversas espécies animais ameaçadas de extinção, como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura - grande. Também possui diversas espécies vegetais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás.

No período de férias, o parque fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. Durante o resto do ano, apenas aos sábados, domingos e feriados, para o público em geral.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.