VOLTAR

Criança ianomâmi internada em hospital de Manaus será operada

Folha on line - http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u556095.shtml
Autor: Kátia Brasil
25 de Abr de 2009

A menina ianomâmi que está internada em hospital de Manaus por decisão judicial vai ser operada hoje devido ao agravamento da hidroanecefalia. No Pronto Socorro da Criança, na zona leste da cidade, a menina receberá uma válvula na cabeça para drenar o excesso de líquido. Hidroanecefalia é a má formação do cérebro e o acúmulo de líquido na região.

Na semana passada, a Vara da Infância e da Juventude de Manaus determinou que a ianomâmi, de um ano, e não 18 meses, como foi divulgado, continuasse no Hospital Infantil Dr. Fajardo, contra a vontade da tribo e da Funai, que defendem a volta à aldeia sem alta médica. Na ocasião, a menina tinha tuberculose, pneumonia e desnutrição.

Ontem, a diretora do hospital, pediatra Tânia Azevedo, disse que a cirurgia da hidroanecefalia é possível porque a menina não é mais portadora de pneumonia e desnutrição. A tuberculose está controlada. A criança ganhou 2,2 kg de peso.

Quanto à hidroanecefalia, a médica afirmou que, no caso da menina, ela tem ausência de parte do cérebro, mas tem o tronco cerebral, que permite movimentos em braços e pernas, mas não tem visão.

"Ela vai ser operada devido ao aumento da pressão intracraniana (aumento da água no cérebro). Não podemos prever o tempo de vida dela, mas os estudos dizem que as crianças podem durar um ano ou alguns anos. Ela é um caso especial", afirmou a médica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.