VOLTAR

Crescem casos de aids entre indígenas

Jornal da Paraíba - http://www.agenciaaids.com.br/noticias-resultado.asp?Codigo=6331
Autor: Aline Oliveira
27 de Out de 2006

O crescimento dos casos de Aids entre os povos indígenas da Paraíba já começa a preocupar os médicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Não existem dados específicos sobre o problema, visto que a notificação não é feita de acordo com a raça, mas a observação dos médicos confirma que a incidência da doença obedece o mesmo ritmo dos números entre os povos brancos. "A Aids é uma doença que não distingue cor, sexo ou raça, atinge indiscriminadamente todo mundo que se expõe ao vírus", avalia a coordenadora do Programa DTS/Aids da Funasa na Paraíba, Roberta Maria Amaral Lins.

Por conta disso, o órgão está realizando esta semana, em Campina Grande, uma capacitação de profissionais de saúde para atuarem na prevenção e no encaminhamento de casos às unidades de referência. São 30 médicos, enfermeiros, odontólogos, bioquímicos e técnicos da vigilância epidemiológica que atuam nas cidades de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, onde residem cerca de 12 mil índios. Uma das situações que a Funasa quer evitar é a subnotificação. "Queremos que os profissionais envolvidos nos ajudem a detectar os casos de soropositivos e também dos que já estão desenvolvendo a doença, possibilitando que eles tenham acesso ao tratamento", justifica Roberta.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.