VOLTAR

Cresce clima de tensão no Xingu

Folha de São Paulo (São Paulo-SP)
29 de Mar de 1984

O ambiente de tensão na região do norte do Parque do Xingu continua crescendo. No Posto Cretire, onde se concentram 200 índios de 8 povos diferentes, agentes da Polícia Federal tentam convencer os silvícolas a devolverem a balsa sequestrada pelos Metyktire.
O presidente da Funai, Otávio Ferreira Lima, continua afirmando que só viajará ao Xingu, quando a balsa for devolvida. Lima acreditava na possibilidade que a tensão fosse solucionada em uma conversa entre as comunidades indígenas e os fazendeiros que são vizinhos ao Parque. Contudo, a reunião foi cancelada, pois os fazendeiros só aceitam conversar com as lideranças indígenas e não com um grupo de guerreiros, como se apresentaram os índios

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.