VOLTAR

CR Manaus realiza ações para apoiar a produção de artesanato indígena

Fundação Nacional do Índio - Funai - www.funai.gov.br
Autor: Matheus Alencastro
12 de Nov de 2015

No intuito de promover políticas voltadas à sustentabilidade de indígenas que vivem na cidade, a Funai, por meio da Coordenação Regional de Manaus, vem articulando com diversos órgãos governamentais meios para promover o desenvolvimento econômico dessas populações através do artesanato indígena.

Em dezembro de 2014 aconteceu uma reunião, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMASDH), com funcionários da Funai e mulheres indígenas, que vivem na cidade de Manaus e entorno, para se entender melhor a situação vivida por elas. Dentre essas indígenas, um grupo das etnias Arapasso, Baré, Karapãna, Kokama, Mura, Tariano, Sateré e Tukano mostrou interesse em desenvolver seu trabalho artesanal e, consequentemente, promover renda.

No início desse ano, a CR Manaus iniciou um projeto para apoiar as artesãs no aprimoramento e divulgação de seus produtos. Dentro desse âmbito, articulou com o governo para procurar pessoas especializadas em artesanato que conseguissem prestar assessoria técnica às indígenas artesãs, a fim de agregar qualidade e durabilidade aos materiais por elas produzidos.

Ainda no intuito de promover o artesanato indígena na cidade de Manaus, a Funai articulou com órgãos estatais, federais e o SEBRAE-AM diversas formas de dar às artesãs uma oportunidade de vida melhor. Dentre os trabalhos realizados estão a emissão da Carteira Nacional do Artesanato para as indígenas por meio da Secretaria de Trabalho e Renda (SETRAB-AM) e a parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Mercados, Feiras e Empreendedorismo (SEMTEF-AM), que obteve a inclusão de indígenas na revista de artesanato, onde elas terão a oportunidade de serem chamadas para eventos de comercialização dos produtos e, assim, ganharem visibilidade no mercado. Além disso, por meio do SEBRAE-AM, algumas indígenas tiveram a oportunidade de participar do Curso de Associativismo e receberam convites para participar de outros eventos como TOP100 e Rodada de Negócios.

Já em negociação com órgãos federais, a Funai conseguiu o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que irá divulgar e comercializar o artesanato indígena em eventos específicos.

A cada duas semanas as indígenas artesãs se reúnem para discutir novos rumos para o projeto e se mostram muito entusiasmadas com o apoio dado pela CR Manaus. Todo o envolvimento gerado com esse projeto faz com que as indígenas, além de aumentar a renda familiar, obtenham reconhecimento por seu trabalho. Para a servidora da Funai, Adelaide Moraes da Mota, o trabalho deve continuar "no sentido de fornecer autonomia e o empoderamento das artesãs. Capacitá-las não somente na produção artesanal, mas na capacidade de gerenciar um negócio, um olhar empreendedor. Entendo que é uma meta importante para a Coordenação Regional de Manaus, por meio do Núcleo de Promoção à Cidadania (NPC), que assim cumpre um papel necessário e coerente no apoio às diversas etnias que vivem em Manaus."

O fomento às atividades que geram renda para os povos indígenas é crucial para a inclusão social dos grupos indígenas que vivem nas cidades. O projeto realizado em Manaus representa um primeiro passo para promover sustentabilidade a partir de um conhecimento tradicional e da valorização das culturas indígenas na região. O passo seguinte visa ampliar as parcerias e o apoio para atender a um número maior de artesãs, assim como qualificar o trabalho já realizado.

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3522-cr-manaus-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.